BARRAGENS

Seminário em BH debate gestão de riscos

23/06/2016

 

A Aplysia Soluções Ambientais, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e a ArcelorMittal promovem, no dia 06 de julho, o seminário “Gestão dos Riscos e Impactos de Barragens de Rejeitos de Mineração: cases Obed e MountPolley”, com a presença de Kari McDonald, Diretora Global de Meio Ambiente e Assuntos Regulatórios da Westmoreland Coal e responsável pela gestão de 18 minas.

O evento tem como objetivo trocar experiências e oferecer a empresas brasileiras da área a oportunidade de debater com cientistas e gestores formas de prevenção e restauração de recursos hídricos. O Brasil possui quase 400 barragens de rejeitos e ainda se debate pouco sobre monitoramento preventivo dos rios em nível nacional. “Ter um histórico de dados de monitoramento reduziu, e muito, o tempo para tomada de decisão e o custo da recuperação dos rios nas tragédias canadenses. Além disso, com esses registros, as empresas tinham claramente estabelecidos os efeitos reais causados pelo incidente, não tendo que assumir problemas pelos quais não tinham responsabilidade. São esses importantes resultados que queremos compartilhar”, explica Tatiana Furley, Diretora da Aplysia e uma das 40 pesquisadoras do mundo convidadas pelo Instituto de Ciências Ambientais e Saúde, dos Estados Unidos, para discutir e avaliar a toxicidade dos resíduos de processos industriais e seu impacto no meio ambiente.

Além de Kari e Tatiana, também serão palestrantes: Fernando Aquinoga, ecólogo e coordenador técnico da Aplysia; e Luis Felipe HaxNiencheski, oceanógrafo e professor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). O evento acontece no auditório da ArcelorMittal, Belo Horizonte (MG), a partir das 14h. Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 29 de junho pelo site www.aplysia.com.br/seminario