23/01/2020
BARRAGENS

Seminário debate monitoramento

A i-IoT Solutions e a pro-Concept realizam, dia 11 de fevereiro, o Seminário “Monitoramento e Gestão de Barragens e Áreas de Mineração em tempo real”, das 8h30 ás 12h30 no salão da Plenária do Crea/MG, localizado na Avenida Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho – Belo Horizonte (MG). O encontro prevê a participação de mais de 150 engenheiros, executivos de mineradoras e profissionais que atuam no setor para debater as novas normas divulgadas em janeiro de 2020 pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo a agência, barragens com alto nível de risco DPA (Dano Potencial Associado) – 237 em todo o Brasil - deverão obrigatoriamente contar com monitoramento automático em tempo real e integral. O seminário conta com apoio conjunto do Crea/MG, Confea e da Fundação Gorceix. 
 
No seminário será apresentada nova versão da solução da norte-americana sensemetrics, que se aplica a quaisquer tipos de barragens de mineração, independentemente da metodologia construtiva (a jusante, a montante, ao centro), possibilitando inclusive o monitoramento de taludes e de pilhas de rejeitos, e também o monitoramento ambiental e estrutural, além do gerenciamento da água na operação. Na avaliação do engenheiro Elcio Pereira Diniz, diretor executivo da ProConcept Sistemas, empresa responsável pela comercialização e implementação da solução no Brasil, o momento para apresentação da solução é oportuno e vem ao encontro da preocupação dos órgãos governamentais de Minas Gerais com a grave situação gerada a partir do desastre de Brumadinho. “Atualmente há 61 barragens a montante no País, das quais 41 estão em Minas Gerais. Essa solução é ideal para esse tipo de barragem, assim como para as demais que apresentam alto risco, na medida em que aumenta significativamente a segurança, eficiência e velocidade para a tomada de decisão”, opina o executivo.
 
A abertura do seminário estará a cargo do engenheiro Lúcio Borges, presidente do Crea/MG e do engenheiro Elcio Pereira Diniz, da ProConcept. O evento contará ainda com a participação de Wilson Soares, diretor da G5, que falará sobre a importância dos sensores automáticos no monitoramento de barragens e apresentará as novidades da Geokon, maior fabricante mundial de sensores de Geotecnia. Maiores informações pelos sites das empresas http://i-iotsolutions.com ; http://proconcept.com.br

Veja também

20/05/2020
BARRAGENS DE REJEITO | Aprovado PL que amplia exigências
20/05/2020
BARRAGENS A MONTANTE | ANM mantém prazos para descaracterização
20/05/2020
BARRAGENS DE MINERAÇÃO | ANM adota normas mais rígidas de segurança
02/04/2020
BARRAGENS DE REJEITO | ANM interdita 47 estruturas no País
24/03/2020
BARRAGENS | ANM pede reforço no monitoramento
18/03/2020
BARRAGENS | Vade Mecum compila mais de 100 normas