06/10/2020
AUTOMAÇÃO

Sandvik apresenta equipamento 100% autônomo

A Sandvik Mining and Rock Technology revelou, durante o evento virtual Innovation in Mining, realizado dias 29 e 30 de setembro de 2020, o equipamento AutoMine® Concept, totalmente autônomo e baseado nas tecnologias mais recentes, além de contar com novos recursos de detecção e inteligência artificial para aprimorar as operações de mineração. O evento foi organizado pela Sandvik Mining and Rock Technology. 

O equipamento percebe os seus arredores e cria um ambiente em 3D, reagindo e se adaptando em tempo real. A nova tecnologia aplicada permite que a própria máquina planeje suas rotas e encontre os trajetos mais adequados, mesmo em ambientes em constante mudança. Os recursos de detecção de obstáculos, prevenção de colisões e mapeamento 3D online melhoram a adaptabilidade e aumentam a flexibilidade. “O AutoMine® Concept é único porque foi projetado desde o início para uso autônomo. É o primeiro equipamento de mineração subterrânea totalmente autônomo do mundo, pensado especificamente para automação”, afirma Riku Pulli, vice-presidente de Automação da Sandvik Mining and Rock Technology. Segundo Pulli, a tecnologia aumenta a facilidade de uso e a adaptabilidade a um novo nível, garantindo maior produtividade. “Essas tecnologias realmente mudarão o conceito e o ritmo da mineração autônoma”. 

A plataforma é a base para o uso da tecnologia AutoMine® em vários tipos de equipamentos e pode ser aplicada a qualquer veículo. O AutoMine® Concept possui um design completamente novo, sem cabine, e com componentes integrados para alta confiabilidade e produtividade. É otimizado para equipamentos de produção primárias sem comprometimento da operação, além de ser totalmente elétrico e movido a bateria.