01/09/2020
ICMM

Richard Adkerson é o novo presidente

O Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) anunciou Richard Adkerson, presidente, CEO e vice-presidente da Freeport-McMoRan como seu novo presidente, com efeito imediato.

O ICMM é governado pelos CEOs de seus 27 membros, com diretores nomeados de dentro desse grupo para um mandato de aproximadamente dois anos. O presidente lidera o Conselho na missão de fortalecer o desempenho ambiental e social da indústria de mineração e metais e construir o reconhecimento de sua contribuição para as comunidades locais e a sociedade em geral.

Richard é membro do ICMM desde 2005 e anteriormente atuou como presidente de 2008 a 2011. Ele sucede Don Lindsay, CEO da Teck Resources Limited como presidente do ICMM. Iván Arriagada, CEO da Antofagasta PLC, é vice-presidente do ICMM.

Tom Butler, CEO do ICMM, disse “:“É um momento extremamente importante para a indústria em termos de resposta à pandemia COVID-19, a implementação do novo Padrão Global da Indústria sobre Gestão de Rejeitos, anunciado no início de agosto, e o foco crescente em meio ambiente, social e governança (ESG ) questões das partes interessadas na indústria global de metais e mineração. “Gostaria de agradecer a Don por sua valiosa contribuição como presidente anterior do ICMM. Sua gestão tem visto a conquista de marcos significativos em nosso progresso em direção a melhorias de desempenho no setor em escala. Estou ansioso para continuar esta jornada com o benefício da imensa experiência de Richard e compreensão do nosso setor. ”

O novo presidente Richard Adkerson disse estar ansioso para trabalhar junto aos membros do conselho e dos CEO’s. “Estamos todos comprometidos com padrões de alto desempenho para nossos membros e engajamento ativo com as partes interessadas para alcançar a melhoria contínua. Nosso foco imediato está na implementação bem-sucedida do recém-adotado Padrão Global da Indústria sobre Gerenciamento de Rejeitos, uma etapa importante, mas não final, na melhoria da segurança das instalações de armazenamento de rejeitos da mina”. Adkerson concluiu dizendo que o ICMM continuará a desenvolver iniciativas para administrar de forma responsável os impactos de suas operações no meio ambiente, além de promover a sustentabilidade econômica e social das comunidades onde as empresas operam, com o objetivo de beneficiar todos os envolvidos.