BARRAGENS

Rejeitos do Fundão não oferecem perigo

28/11/2015

 

Segundo análises realizadas pelo SGSGeosol, a pedido da Samarco, o rejeito proveniente da barragem do Fundão não oferece risco à saúde das pessoas. Empresa especializada em análises ambientais e geoquímicas de solos, a SGSGeosol coletou amostras nas localidades de Bento Rodrigues, Monsenhor Horta, Pedras, Barretos e Barra Longa, em Minas Gerais. Os locais das amostras foram escolhidos por serem os mais próximos ao acidente.

Os testes realizados seguem a norma brasileira ABNT NBR 10004:2004 e simulam diversas situações, como manuseio do rejeito por qualquer pessoa sem cuidados especiais, exposição a chuvas por vários anos e contato com águas correntes, como enxurradas. O rejeito também foi analisado para verificar seu índice de acidez, neutralidade ou alcalinidade (pH), seu poder de corrosão e a possibilidade de gerar reação violenta, como uma explosão. A empresa avaliou ainda se havia presença de substâncias tais com o alumínio, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cianeto, cloreto, cobre, cromo, ferro, fluoretos, manganês, mercúrio, nitrato, prata, selênio, sódio, sulfato, zinco, fenóis, coagulantes e floculantes.

Após todas as análises, a SGSGeosol informou que o rejeito coletado em Bento Rodrigues, Monsenhor Horta, Pedras, Barretos e Barra Longa não representa perigo às pessoas e ao meio ambiente, tendo em vista que não disponibiliza contaminantes para a água, mesmo em condições de exposição a chuvas.

Os resultados também mostraram que o rejeito coletado em Bento Rodrigues possui ferro e manganês acima dos valores de referência da norma, mas ainda abaixo dos valores considerados perigosos. Já nas amostras retiradas próximo a Monsenhor Horta, Pedras, Barretos e Barra Longa foi detectada a presença de manganês fora dos parâmetros, mas abaixo de valores perigosos. Como a região de Mariana e Ouro Preto tem solo rico nestes dois elementos, estes resultados já eram esperados. A norma ABNT 10004:2004 utiliza valores de referência com base na realidade de todo o Brasil, inclusive regiões de solos pobres em ferro e manganês.