VOLUNTARIADO

Rede Vale engaja contra a fome

08/04/2021

 

A Rede Voluntária Vale está mobilizando os seus voluntários para contribuir com campanhas de combate à fome pelo site www.redevoluntariavale.com.br. Segundo o Instituto Data Favela, oito em cada dez famílias não teriam condições de se alimentar e pagar as contas básicas caso não tivessem recebido doações durante a pandemia COVID-19. Com o prolongamento da pandemia e a demora para a liberação do novo auxílio emergencial, ONGs voltadas para a assistência social já registram queda drástica nas doações de alimentos. 

Algumas campanhas estão recebendo doações, como a ‘Brasil Sem Fome’, liderada pela Ação da Cidadania, junto com sua rede de comitês e voluntários, que convoca mais uma vez a sociedade civil e o setor privado para levar alimentos aos mais atingidos pelos impactos da pandemia e a ‘Se Tem Gente Com Fome, Dá de Comer’, idealizada pela Coalização Negra Por Direitos, em parceria com Anistia Internacional, Oxfam Brasil, Redes da Maré, Ação Brasileira de Combate às Desigualdades, 342 Artes, Nossas - Rede de Ativismo, Instituto Ethos, Orgânico Solidário e Grupo Prerrô. 

O Movimento mundial de voluntariado ‘Dia das Boas Ações’ tem como meta despertar e mobilizar pessoas para causas sociais, divulgar formas de engajamento e participação ativa da sociedade, e divulgar trabalhos realizados pelas organizações da sociedade civil. Outro problema verificado com a continuidade da pandemia foi a queda nos estoques de bancos de sangue. Por isso, a Rede Voluntária Vale deu início à campanha nacional "Doe sangue, Doe Vida" para ajudar a abastecer o estoque de clínicas e hemocentros do Brasil. Em parceria com o Pasa, empresa do Grupo Vale que atua em saúde, a Rede mapeou e firmou parcerias com hemocentros em 13 estados do país. A campanha envolve as empresas fornecedoras da Vale, que estão sendo mobilizadas a participar por meio de suas redes de voluntariado. A coleta de sangue nas unidades sinalizadas na campanha "Doe sangue, Doe vida" segue rígidos protocolos de prevenção à COVID-19. As doações são feitas em um ambiente controlado e higienizado, seguindo todos os requisitos de segurança e sem aglomeração. Mais informações em www.redevoluntariavale.com.br.