ANGLO AMERICAN

Recuperação do Santo Antônio do Grama

20/03/2019

 

A Anglo American irá concluir, em junho, as últimas etapas do plano de ações compensatórias do ribeirão Santo Antônio do Grama, atingido pelos vazamentos do mineroduto, em março de 2018. Em maio do ano passado, a companhia concluiu a limpeza grossa do minério que havia ficado depositado no curso d´água e, depois, a execução de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) com foco nas áreas diretamente afetadas pelo processo de limpeza. O objetivo foi recompor as áreas afetadas pelas ações emergenciais de contenção e remoção de minério. 
No momento, a Anglo American realiza outro PRAD ao longo de 8 km além da área originalmente impactada. O objetivo é entregar o curso d'água e a vegetação em seu entorno em melhores condições do que estavam antes dos incidentes. São ações de plantio de matas ciliares e a recuperação de outras áreas impactadas por diversas atividades de uso e ocupação do solo na região ao longo do tempo. As ações de monitoramento e manutenção nas áreas dos dois PRADs continuarão a ser realizadas até 2020. 
 
Quando o mineroduto voltou a operar em 2018, a Anglo teve aval de vários órgãos que atestaram a recuperação completa do córrego. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) emitiu laudo técnico o qual confirmou que a água do Ribeirão Santo Antônio do Grama se encontra em condições de consumo. Além disso, o Ibama e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad) vistoriaram e aprovaram a conclusão dos trabalhos de limpeza. Foram mais de 400 pessoas trabalhando simultaneamente na limpeza do ribeirão, retirando a polpa de minério das margens, além de caminhões de sucção a vácuo atuando no leito do curso d'água. A polpa de minério – composta por 30% de água e 70% minério de ferro – é considerada um material inerte e não contaminante pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
Quando ocorreu o primeiro vazamento, a população de Santo Antônio do Grama passou a contar com duas opções de captação de água devido à construção de uma nova adutora no ribeirão Salgado. Hoje, mesmo tendo declarado que a água do ribeirão é própria para captação, tratamento e distribuição, a Copasa opta por fazer a captação na nova adutora. A população da cidade, que teve o fornecimento de água interrompido no dia 12 de março, passou a ser abastecida imediatamente com caminhões pipa e água mineral. 
 
Em paralelo, a empresa construiu, emergencialmente, uma adutora para captação em um curso d'água próximo. No dia 14 de março, parte da cidade já tinha água nas torneiras. No dia 15 de março, toda a cidade já era abastecida normalmente pela nova adutora.
 
A Anglo American firmou parceria com prefeitura de Santo Antônio do Grama com a assinatura de um convênio de R$ 4,5 milhões. O acordo viabilizou a implementação de ações em diversas áreas: suporte financeiro para contribuir com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto; aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento do cinema da cidade; apoio à recuperação de ruas, vias e estradas municipais; financiamento de melhorias na Unidade de Triagem e Compostagem da cidade; implementação de um plano de proteção da Reserva Particular do Patrimônio Natural Índios, que contempla a proteção da vegetação local; construção de espaço para desenvolvimento de atividades de educação ambiental; construção de viveiro de mudas e criação de um programa de visitação pública, entre outras. A expectativa é que grande parte das iniciativas seja concluída em 2019, e que outras novas sejam acordadas.