24/03/2020
MRN

Recertificacão da norma ISO 14001

A Mineração Rio do Norte (MRN) obteve a recertificação do seu Sistema Integrado de Gestão, baseado na norma ISO 14001, que engloba as iniciativas de proteção ao meio ambiente, e na norma OHSAS 18001, que abrange a segurança e saúde ocupacional. O aval foi concedido pelo órgão certificador internacional Bureau Veritas Certification (BVC). 

O escopo da auditoria de recertificação inclui os processos de planejamento, mineração, transporte, beneficiamento, embarque fluvial de bauxita, geração de energia e as instalações do distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná (PA), onde a empresa concentra suas operações. "São normas extremamente importantes, que sinalizam as boas práticas de gestão da segurança, respeitando as pessoas e o meio ambiente. Isso também traduz a robustez de nosso Sistema Integrado de Gestão, que garante a entrega de produtos com a qualidade requerida para atender às necessidades de nossos clientes, baseado na segurança e sustentabilidade de nossas operações. Isto tem colocado a MRN como referencial para diversas organizações”, afirma Wvagno Ferreira, gerente da área de Gestão Estratégica e Risco da MRN. 

Os auditores elogiaram a empresa, que avançou no ciclo de seis auditorias realizadas nos últimos três anos. Entre os pontos destacados, estão o comprometimento e engajamento da alta liderança, envolvimento dos empregados e entendimento dos riscos inerentes ao negócio e às atividades que executam, ambientes sinalizados com base nas premissas do programa 5S, atendimento aos requisitos normativos e a transparência em reportar todos os seus processos. 

A MRN disse que busca a melhoria contínua por meio da adequação dos requisitos da norma ISO 45001 (Segurança e Saúde Ocupacional), na implementação de novo software para dar suporte à gestão integrada e, também, incorporar a certificação na norma ISO 9001, que trata da qualidade, ao Sistema Integrado de Gestão da empresa.