EPIROC

Reaproveitamento de material usado

12/04/2021

 

Os equipamentos subterrâneos para perfuração e carregamento da Epiroc trabalham na construção de um dos mais modernos túneis ferroviários da Europa, que ligará oslo, capital da Noruega, ao interior do país nórdico. O projeto comporta uma via dupla capaz de operar até quatro trens por hora em cada sentido. Além disso, há os túneis transversais e de evacuação associados. A empreiteira responsável pelo projeto construirá um total de 10,8 km de túneis, com cerca de 140 profissionais envolvidos diretamente.

A rocha extraída será reaproveitada e utilizada em uma obra para ampliação de docas no porto de Drammen, onde 70% de todos os automóveis importados para a Noruega são descarregados. Ao todo, existem oito equipamentos da Epiroc atuando na obra 24 horas, com destaques para os modelos Boomer XE3C, Boomer E2C e Scooptram ST18. Segundo o gerente de operações Ole Kristian Egge, a grande pá da carregadeira subterrânea Epiroc Scooptram ST18 tornará o processo de carregamento de material mais eficiente.

A Epiroc utiliza também 27 perfuratrizes hidráulicas para perfuração de face modelo Cop 3038. Para realizar furos longos, em uma rocha que é composta principalmente por granito avermelhado, são utilizados bits Epiroc TC42B.

A Epiroc apoia a obra também através de uma de suas modalidades de contrato de serviços, denominada Cop Care. Três oficinas no túnel cuidam da manutenção e um sistema automatizado relata os dados de performance.