ROCHAS ORNAMENTAIS

Proposta para crescer no exterior

04/03/2021

 

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) protocolou, dia 11 de fevereiro de 2021, uma proposta de novo projeto setorial junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil). O plano visa fortalecer e aumentar a presença das rochas brasileiras no mercado internacional. O empresariado do setor está insatisfeito com a estagnação no volume de exportações, que há 12 anos praticamente não registra alteração em seus números. Esta estagnação levou a entidade a desenvolver uma proposta inovadora e, de forma inédita, desenvolvida com a ampla participação das empresas do setor.

Detentor do maior convênio com a agência nacional, o setor de rochas brasileiro iniciou, no final de 2019, um trabalho para revisão do processo de apoio ao segmento e elegeu o Centrorochas como representante nacional. Desde 2020, a entidade fortaleceu o processo de mobilização empresarial para construção do novo projeto para o setor, que contou com participação ativa dos empresários e apoiadores aderente aos anseios do segmento por uma nova representatividade nacional, dentre estes os sindicatos patronais dos maiores estados exportadores do Brasil: Sindirochas-ES (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo), Sinrochas-MG (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais), Simagran-CE (Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará) e o Sindicato das Indústrias da Construção de Duque de Caxias (Sincocimo-RJ). 

O Centrorochas informa que o protocolo do “It's Natural: Brazilian Natural Stone" junto à Apex-Brasil reforça que o trabalho em conjunto foi e continuará sendo o grande diferencial, aliado à transparência durante toda a execução do projeto. A partir de agora, a Apex-Brasil fará uma criteriosa análise na proposta para emitir seu parecer.