CBA

Projetos socioeconômicos em Niquelândia

23/01/2019

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) anunciou investimento superior a R$ 1 milhão no desenvolvimento de projetos socioeconômicos em Niquelândia (GO) em 2019. Estes projetos terão a parceria do Instituto Votorantim e abrangem melhorias de educação pública, cultura, esporte, geração de renda, participação comunitária, qualificação de organizações, reestruturação da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, desenvolvimento econômico e apoio à gestão pública. “O nosso compromisso com Niquelândia é consistente para gerar resultados que transformam. A realização do Programa ReDes, por exemplo, ajudou a consolidar pequenas cadeias produtivas e a gerar renda para pequenas organizações. Nossa atuação social, que faz parte de nossa estratégia de negócio, será mantida visando proporcionar ainda mais desenvolvimento para a região”, afirmou o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Antônio Augusto.
 
Em 2019, o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) completará dez anos de atividades e dará continuidade na busca pela melhoria da qualidade da educação pública por meio de formações para profissionais da rede municipal de ensino (equipe técnica da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos), além de mobilização social para engajar a comunidade a também participar de atividades voltadas à melhoria da educação. No ano passado as ações do PVE impulsionaram a criação do projeto itinerante “Niquelândia Cidade Leitora”, que tem como objetivo mostrar a importância da leitura no desenvolvimento humano. O projeto acontece em praças, espaços públicos do município e Escolas. O município de Uruaçu também foi contemplado pelas ações do PVE, que em 2018 ampliou a atuação em todo o Brasil em comemoração ao centenário da Votorantim. Em 2019, o programa continuará sendo realizado nos dois municípios, sendo que em Uruaçu contará com o acompanhamento do Legado Verdes do Cerrado. 
 
Outro programa que terá prosseguimento em 2019 é o Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA) – Apoio Local, que tem como objetivo contribuir para a redução da violação dos direitos da criança e do adolescente, por meio do fortalecimento e qualificação do trabalho da Rede de Proteção Social e do Sistema de Garantia de Direitos. 
Outro projeto que segue este ano é o Foco In Cena. Lançado em abril de 2018, o projeto é realizado por meio de duas plataformas: artes e economia criativa e solidária. 
 
A CBA desenvolve desde 2011 em Niquelândia o Programa ReDes em parceria com o Instituto Votorantim e BNDES. O ReDes tem como meta contribuir para o crescimento sustentável dos municípios brasileiros, por meio da implantação e consolidação de projetos de cadeias produtivas locais.