ALCOA

Projeto para reduzir emissões no refino

27/05/2021

 

A Alcoa Corporation vai desenvolver um projeto com potencial para reduzir significativamente as emissões de carbono no processo de refino de alumina, o que aumentaria ainda mais o desempenho de sustentabilidade da empresa em toda a cadeia de valor do alumínio.  A Australian Renewable Energy Agency (ARENA) concedeu à Alcoa da Austrália US$ 11,3 milhões para testar o uso potencial de energia renovável em um processo conhecido como Mechanical Vapor Recompression (MVR). 

A Alcoa da Austrália está atualmente conduzindo estudos técnicos e comerciais para adaptar a tecnologia MVR ao refino. A eletricidade proveniente de energia renovável alimentaria os compressores para transformar o vapor residual em vapor a ser usado para fornecer calor ao processo da refinaria. Caso os estudos de viabilidade sejam bem-sucedidos, a Alcoa da Austrália planeja instalar, até o final de 2023, um módulo MVR de três megawatts com energia renovável na refinaria Wagerup, no oeste da Austrália, para testar a tecnologia em escala. “A Alcoa já é o produtor mundial de alumina com menor intensidade de carbono, e a aplicação do MVR, se comprovada com sucesso, seria um passo importante para reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa”, disse Eugenio Azevedo, vice-presidente de Melhoria Contínua da Alcoa.

Segundo ele, ao usar uma alumina com baixo teor de carbono no processo de fundição, a companhia consegue também reduzir a pegada de carbono geral do metal, ao considerar as emissões indiretas e diretas na mineração de bauxita, refino de alumina e fundição de alumínio. A tecnologia MVR movida por energia renovável pode reduzir a pegada de carbono de uma refinaria de alumina em 70%. A tecnologia também tem o potencial de reduzir significativamente o uso de água no processo de refino, capturando o vapor de água que, de outra forma, seria perdido na atmosfera.

A Alcoa da Austrália entrou com pedidos de patente provisória no país para o uso da tecnologia MVR no processo de refino de alumina. Os pedidos de patentes cobrem uma variedade de pedidos de MVR em cenários de retrofit e greenfield no refino. O projeto de desenvolvimento está alinhado com a prioridade estratégica da Alcoa de “Avançar de maneira sustentável”. 

Atualmente, o sistema de refino global da Alcoa tem a menor intensidade média de carbono do setor, e a Alcoa é a única empresa que fornece uma marca de alumina de baixo carbono, EcoSource TM . Comercializado como parte da linha de produtos Sustana, da Alcoa, o EcoSource não tem mais do que 0,6 toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente para cada tonelada de alumina para fundição produzida, o que é melhor que 90% da indústria.