ANGLO AMERICAN

Produção no Minas-Rio cresce 5%

28/01/2021

 

O CEO da Anglo American, Mark Cutifani, disse que a forte recuperação de desempenho no segundo semestre continuou durante o quarto trimestre, após as interrupções da COVID-19 no início de 2020. ”Como esperado, a produção do segundo semestre voltou a 95% das taxas de 2019, beneficiando-se de fortes desempenhos na mina de cobre em Los Bronces, no Chile, e no projeto de minério de ferro Minas-Rio, no Brasil. A recuperação foi ainda mais plausível devido à manutenção planejada nas operações de minério de ferro de Collahuasi e Kumba e à suspensão das operações na mina de carvão metalúrgico de Grosvenor”. 

Segundo Cutifani, a Anglo vê no início de 2021 ainda uma demanda positiva por diamantes em bruto, apoiada por consumidores à procura de joalherias com diamantes na época de férias. Apesar de ser cedo para apontar uma recuperação sustentada, a resiliência da demanda, apesar dos impactos contínuos da pandemia, é muito encorajadora.“Embora muitas jurisdições estejam enfrentando uma nova onda de infecções da COVID-19, nós revisamos medidas e procedimentos operacionais que ajudaram a manter nosso pessoal seguro e saudável”. 

A produção total de cobre aumentou 6% no quarto trimestre de 2020 (167.800 kt), pois Los Bronces garantiu o acesso à água industrial para processamento, enquanto Collahuasi entregou uma produção recorde para o período de 12 meses, que mais do que compensou a manutenção planejada no trimestre (276.900 kt). A produção de minério de ferro do Minas-Rio no Brasil aumentou 5%, para um recorde de 6,5 milhões de toneladas no trimestre.