PROJETO SERROTE

Primeiro embarque deve ser em novembro

04/06/2021

 

Empresa do Grupo Appian Brazil, a Mineração Vale Verde (MVV) concluiu as obras de implantação do Projeto Serrote no dia 31 de maio. As obras foram terminadas antes do prazo previsto e com custos abaixo do orçamento inicial. A MVV engloba a pesquisa e desenvolvimento mineral, extração de cobre, o seu beneficiamento e a venda do concentrado por meio de logística portuária, além de ser a primeira empresa de mineração de metais básicos e o maior investimento privado dos últimos dez anos no Estado de Alagoas. 

“Estamos muito orgulhosos de entregar para Alagoas e para o Brasil esse que é o primeiro empreendimento 100% planejado e construído pelo Grupo Appian Brazil. Foram muitos os desafios, principalmente diante do cenário da pandemia COVID-19, mas, de forma segura e responsável, conseguimos concluir o projeto antes do prazo. Esse é o resultado de um trabalho que considero exemplo para o mercado de mineração: aplicamos o Modelo Operacional da Appian, trabalhamos para reduzir todos os riscos associados à implantação por meio de uma robusta Gestão de Projetos e Riscos, e claro, em função de nossa equipe: um time, de classe mundial, que associado à experiência técnica da Appian, guiados pelos nossos valores, seguiram fiéis ao nosso propósito de fazer mineração de forma segura, responsável, inteligente e sustentável”, afirma o CEO do Grupo Appian Brazil, Paulo Castellari. 

Localizado no município de Craíbas, no agreste alagoano, o projeto Serrote terá produção inicial de 50 mil toneladas de concentrado de cobre, ao longo de uma vida útil de 14 anos, em uma mina a céu aberto que alimentará uma planta de processamento com capacidade de 4,1 milhões de toneladas por ano. O projeto tem reservas confirmadas de 52 milhões de toneladas de minério, com 0,6% de cobre e 0,1 g/t. Nos primeiros anos, a operação de lavra será terceirizada e ficará a cargo da Fagundes Construção e Mineração S.A., empresa do setor de serviços de mineração no Brasil. 

A MVV tem um plano de exploração para atingir as 108,9 milhões de toneladas de Recurso Medido e Indicado, bem como no desenvolvimento de planos para gerar valor por meio dos recursos oxidados e depósitos satélites. “Com o Serrote, temos um ativo de alta qualidade, com baixos custos de produção, uma longa vida útil de mina e uma vantagem significativa com potencial de expansão futura. O cobre continua sendo uma mercadoria incrivelmente atraente e a MVV está em uma posição ideal para se beneficiar do crescente foco global em eletrificação e descarbonização”, afirma Castellari. O concentrado de cobre da MVV terá como destino principalmente a Ásia, onde a demanda por metais básicos tende a crescer cada vez mais nos próximos anos com o aquecimento do mercado de eletrificação. 

No pico da implantação do projeto Serrote, cerca de dois mil colaboradores – sendo 70% do Estado de Alagoas – se revezaram em turnos para avançar com as obras. A Appian implantou gestão de riscos rigorosa para garantir a segurança de todos dentro do canteiro de obras. “Seguimos todas as recomendações sanitárias, oferecemos todos os equipamentos de segurança necessários e fizemos um trabalho de conscientização e acompanhamento de todos os empregados”, detalha o diretor de Assuntos Corporativos, Pessoas e de SSMA, Silvio Lima.

O primeiro embarque do projeto Serrote está previsto para ocorrer em novembro de 2021. A MVV vai produzir um concentrado de cobre de alta qualidade contendo ouro e prata como subprodutos, garantindo uma classificação premium, elevando o seu valor de mercado. Durante a fase de implementação do projeto, a Appian e a MVV mantiveram diálogo constante com as comunidades locais, sempre de forma transparente, o que foi muito importante para o sucesso da conclusão das obras. O objetivo do grupo é continuar a gerar renda, empregos e contribuir de forma sustentável com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. "Esta é uma conquista fantástica para a MVV, reforçando a experiência técnica, operacional e financeira da nossa talentosa equipe. A conclusão bem-sucedida do período de implantação demonstra o sucesso do modelo de negócios da Appian, e estou particularmente orgulhoso de nosso histórico de liderança em segurança e capacidade de superar as expectativas”, afirma Castellari.