MANGANÊS

PRF apreende carga ilegal no PA

23/03/2021

 

Uma ação de fiscalização de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cinco caminhões carregados de minério de manganês em um posto de combustíveis na rodovia BR-155, às proximidades do KM 6, em Marabá (PA). Duas pessoas foram presas em flagrante. 

Os veículos transportavam minérios sem autorização legal. A matéria-prima é pertencente à União Federal, o que constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação. Segundo os agentes da PRF, o minério apreendido está avaliado em R$ 250 mil. Acredita-se que tais caminhões tinham como destino o porto de Barcarena (PA), onde a mercadoria seria exportada.

Dois motoristas foram presos em flagrante nas imediações da BR-155 e outros três motoristas fugiram e deixaram para trás os caminhões carregados com minério. Os caminhões apreendidos e os presos foram levados para a Delegacia da Polícia Federal. Os motoristas foram autuados pelo crime de usurpação de bens da União previsto no artigo 2º, §1° da lei n° 8176/91, com pena de até cinco anos de detenção, além do artigo 55 da lei de crimes ambientais (lei n° 9.605), com pena de detenção de até um ano.