RIO DE JANEIRO

Possível paralisação do DRM preocupa

31/03/2016

 

O Diretor do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Fernando Antonio Freitas Lins, encaminhou ofício ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, em que explana com preocupação a noticia veiculada por meios de comunicação que o Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) estaria na lista das organizações estaduais que poderiam ter suas atividades encerradas por conta da dificuldade financeira do Estado.

O Rio de Janeiro é um dos principais produtores de agregados, voltados aos setores da construção civil, em especial cimento, argilas para cerâmicas, brita e pedras ornamentais. Além das contribuições através de estudos e levantamentos geológicos, o DRM-RJ contribui para ações em mapeamentos de áreas de risco sujeitas a deslizamentos de encostas e enchentes. O órgão auxilia cada vez mais organismos federais de pesquisa no Rio com o objetivo de aprimorar técnica e ambientalmente a atividade de mineração no estado. Estas ações acontecem principalmente no Norte e Noroeste fluminense nas cidades de Santo Antônio de Pádua, Miracema, Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Porciúncula e Cantagalo.

O DRM-RJ alega que sua participação fez com que quase boa parte das pequenas empresas (pedreiras) e serrarias da região passasse a atender os TACs e fossem legalizadas. O trabalho de parceria junto ao Cetem, Instituto Nacional de Tecnologia (INT) também reduziu a praticamente zero a emissão de resíduos sólidos e águas poluídas pelo processo de corte das serrarias.

Freitas encerra o ofício dizendo estar certo que o trabalho do DRM-RJ garantiu sucesso socioeconômico da região, tornando-a num dos maiores Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral do Brasil. Desta forma, o Diretor do Cetem espera a manutenção e continuação das atividades do DRM-RJ, de comprovada competência e que auxilia os governos em todas as esferas.