LÍTIO

POSCO constrói unidade na Argentina

24/02/2016

 

A POSCO realizou cerimônia para sua planta de produção de lítio comercial em Salta, Argentina, com a presença do CEO Kwon Oh Joon e mais 20 funcionários do governo local. “Ao aplicar uma tecnologia ‘eco-friendly’, a POSCO criará valores ecológicos e um futuro promissor para a Argentina e Coréia”, afirmou o CEO.

A unidade de produção está sendo construída no Lago Pozuelos – 4 mil metros acima do nível do mar - e irá produzir 2.500 toneladas anuais de lítio de alta pureza para baterias secundárias, que serão fornecidas para os fabricantes nacionais e estrangeiros que produzem materiais de cátodo para baterias de carro. O Lago Pozuelos tem área de 106 km² e calcula-se uma reserva de 1,5 milhão de toneladas de lítio.

A POSCO assegurou os direitos de utilização da salina de acordo com o termo assinado no início de 2016 para o fornecimento de materiais com a Lithea (Argentina), que detém os direitos minerais no Lago Pozuelos. A empresa criou também uma fundação estável para entrar no setor de lítio com viabilidade econômica com base em suas habilidades tecnológicas proprietárias.Além disso, a POSCO aplicará nesta planta tecnologia exclusiva que contribui para a redução do tempo para extração do lítio, anteriormente previsto em mais de um ano, por meio de uma reação química. 

A tecnologia da POSCO foi desenvolvida em 2010 e contou com apoio do Ministério do Comércio, Indústria e Energia e com recursos para o desenvolvimento tecnológico do projeto. A área para exploração agrícola do sal não precisa ser tão grande como modelos convencionais para a sua “evaporação” e é menos afetada pelas mudanças climáticas. Além disso, é uma tecnologia econômica e sustentável que pode extrair a mesma quantidade de lítio como o método convencional, mesmo usando uma pequena quantidade de água salgada.