REGIÃO NORTE

Perspectivas da mineração em debate

25/05/2021

 

A Metso Outotec, em parceria com a Revista Brasil Mineral, realiza, entre os dias 15 e 24 de junho, a partir das 14h, a primeira edição do evento ‘Desafios do Norte’, de forma virtual, e que tem como foco a produção mineral dos estados da maior região brasileira. O evento é dividido em duas partes. 

Na primeira semana acontecerão painéis temáticos, nos dias 15 e 18. O primeiro painel terá como tema “Perspectivas Econômicas e Desenvolvimento” e será apresentado pelo geólogo Elmer Prata Salomão, presidente da Geos e ex-diretor do antigo DNPM, hoje ANM, falando sobre os projetos de mineração e as perspectivas da região. Os debatedores serão o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) do Pará, José Fernando de Mendonça Gomes Jr., e pelo Presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração, Wilson Nelio Brumer. Já o segundo painel, previsto para o dia 18, terá o Prof. Dr. Giorgio De Tomi, Professor do Departamento de Minas e Petróleo da Escola Politécnica da USP e Diretor do Núcleo de Pesquisa para a Pequena Mineração Responsável/USP, que apresentará o tema "O papel das pequenas e médias mineradoras na produção atual da região". Os debatedores serão o presidente do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Pesquisa Mineral (ABPM), Luis Mauricio Ferraiuoli Azevedo e o ex-Secretário de Mineração do Pará e o Diretor de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ronaldo Lima.

Os dois painéis serão conduzidos pelo jornalista Francisco Alves, Diretor Editorial da Brasil Mineral.

Já os quatro encontros técnicos, que acontecem de 21 a 24 de junho, serão focados em Tecnologias para Mineração, incluindo sensoriamento de equipamentos e eficiência energética, Peneiramento Eficiente, focado em como aumentar a eficiência em materiais pegajosos e em telas de borracha de alta resiliência, Soluções de Desgaste, apresentando como aumentar a vida útil dos seus equipamentos, além de aumentar a segurança em campo e, por último, soluções para filtragem e modernização de células de flotação que abordará, além das aplicações, a diminuição dos riscos para o meio ambiente. "O Norte está se consolidando como uma nova fronteira mineral e é o momento certo para falarmos sobre as perspectivas e sobre desafios como a demanda de mão de obra especializada e a aplicação de novas tecnologias", explica Marcelo Motti, Vice-Presidente de Vendas da Metso Outotec sobre o porquê da organização do evento. O VP de Vendas da empresa cita o fato ainda do Pará ter liderado o faturamento da indústria mineral brasileira no primeiro trimestre. “Só confirma a importância de olharmos a região de forma mais cuidadosa, inclusive com os desafios ambientais", concluiu Motti. Confira a programa completa do evento e faça sua inscrição no site https://www.mogroup.com/br/eventos/2021/br-desafios-do-norte/.