NEXA

Parceria com israelenses para inovação

14/05/2021

 

A Nexa Resources firmou parceria internacional com companhia israelense IBI-Tech para o intercâmbio de tecnologias, soluções, produtos e serviços israelenses capazes de responder aos principais desafios das operações da companhia no Brasil e no Peru. Além disso, a parceria irá conectar startups e empreendedores de Israel ao setor de mineração desses dois países.

“Israel é referência em inovação e construiu um dos polos mais importantes do mundo ao investir em tecnologia e na geração de novos negócios. Com essa aproximação, queremos identificar soluções que nos ajudem a construir a mineração do futuro, tendo como base os aspectos ESG”, afirma Tito Martins, CEO da Nexa Resources. A ideia é desenvolver ainda mais a rede global de inovação da Nexa, tendo a oportunidade de acessar o reconhecido ecossistema de inovação israelense. 

Outro ponto importante da parceria é a maior visibilidade da plataforma de inovação aberta da Nexa, o Mining Lab. Desde 2016, a plataforma visa estimular o desenvolvimento de novas tecnologias para os desafios do setor de mineração em conjunto com startups de diversos outros setores. Desde o seu início, o Mining Lab recebeu mais de 1.400 inscrições de empreendedores, 47 projetos selecionados e 26 contratos assinados com os empreendedores interessados na aceleração e aplicação dos seus projetos. Atualmente, a plataforma continua a desenvolver e testar diversos projetos, como o da empresa brasileira ZEG, do grupo Capitale, dedicada à energia renovável. A ZEG criou uma solução inovadora e patenteada que transforma resíduos sólidos em vapor. A iniciativa quer reduzir o uso de combustíveis fósseis por meio de uma tecnologia que substituiu até 65% do volume de gás natural utilizado na planta de metalurgia de zinco da Nexa em Juiz de Fora (MG). 

Já a parceria com a Meantrix, outra startup brasileira, desenvolve o uso de inteligência artificial em softwares capazes de avaliar grande bases de dados para aprimorar e apoiar ainda mais os processos de tomada de decisão da companhia. Outra iniciativa em pleno funcionamento nas operações subterrâneas da Nexa é o projeto da canadense RockMass, que desenvolveu um hardware com sistema para levantamento e processamento de dados geotécnicos mais confiáveis sobre a inclinação e orientação de falhas pré-existentes em rochas. 

Em 2020, a Nexa utilizou a plataforma Mining Lab para realização do Challenge COVID-19, com o objetivo de trazer tecnologias que pudessem apoiar as equipes médicas nos desafios da gestão hospitalar durante a pandemia. A startup brasileira 3Wings foi uma das selecionadas com a iniciativa ‘UTI Control’, que auxilia os hospitais na gestão e monitoramento de leitos.