MINERADORAS

Painel debate futuro do setor

19/10/2016

 

Uma mesa-redonda conduzida por Gillian Davidson, chefe do setor de Minas e Metais do Fórum Econômico Social, e com participações de Benedikt Sobotka, CEO do Eurasian Resources Group Sàrl, Clovis Torres Junior, Diretor-Executivo de Recursos Humanos, Sustentabilidade, Integridade Corporativa e Consultoria Geral da Vale e Presidente do Conselho Diretor do Ibram, Ruben Fernandes, CEO da Anglo American e Tito Martins, CEO do grupo Votorantim Metais debateu o futuro da mineração e sua integração com inovações tecnológicas e tendências mundiais.

O encontro tratou de assuntos relevantes como o uso de tecnologia nos processos de mineração, inovação, o futuro do setor em meio à crise e os próximos passos na busca por um sistema mais sustentável, além da proteção ao meio-ambiente. Houve consenso da necessidade de uma adaptação dos meios de trabalho em busca de um melhor aproveitamento das tecnologias, como a utilização da robótica, drones e sistemas computadorizados, diminuindo a presença humana em certas funções consideradas de risco. Os palestrantes concordaram também que é preciso supervisão em todos os processos que envolvem a mineração, na busca da preservação das áreas exploradas e buscando alternativas de reciclagem e sustentabilidade. Gillian Davidson ressaltou que o grande desafio do setor é buscar alternativas para “produzir mais em condições melhores”. “Precisamos encontrar fórmulas de produzir melhor em condições seguras”, ressaltou Davidson.

Os CEOs falaram sobre suas visões do futuro e também concordaram que a tecnologia pode ser uma grande aliada do setor nos próximos anos, ao facilitar e otimizar sistemas de exploração de minério, tornando o processo mais eficiente e, assim, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes.