06/04/2020
COMIN/CNI

Os bens minerais e a Covid-19

O Comitê de Mineração da CNI (Confederação Nacional da Indústria) está divulgando material informativo sobre algumas das atividades onde as produtos da mineração são essenciais. Lideram a lista os setores de Agricultura, Medicamentos, Embalagens, Eletrônicos, Transportes, Aparelhos de Saúde e Construção. 

Segundo material da entidade, a agricultura depende de fósforo, potássio, nitrogênio e cálcio, que “são fundamentais na fertilidade do solo e produção dos alimentos”, enquanto muitos micronutrientes do solo vêm da mineração, como zinco, manganês, magnésio, cobre, enxofre, molibdênio, boro e outros. 

Já a elaboração dos medicamentos precisa de cálcio, magnésio, sódio, potássio, fósforo e zinco. “Os sais de alumínio são coadjuvantes na vacina”. As embalagens requerem alumíni, os eletrônicos usam ouro, cobre, níquel, cobalto, dentre outros minerais, os transportes precisam de ferro, manganês e nióbio, os aparelhos de saúde (como respiradores e equipamentos hospitalares) levam cobre, ouro, zinco, prata, estanho, tântalo, silício, grafite e vários outros bens minerais. Já o setor de construção requer calcário, areia, argila, saibro, alumínio, caulim, ardósia, granito, mármore, gipsita, para citar alguns.

Para acessar o material, clique aqui