14/05/2020
COVID-19

Open Challenge recebe 1.450 propostas

A Vale promove o desafio ‘Open Challenge’ com a colaboração do Hospital Albert Einstein e do Hospital Mater Dei com o objetivo de encontrar projetos que consigam ajudar em questões como Prevenção e Rastreamento de Risco, Triagem e Diagnóstico, Monitoramento e Acompanhamento de Pacientes e Cuidados Intensivos em relação à COVID-19. As soluções podem ser relacionadas à logística, processos de saúde, conectividade, entre outros temas. A avaliação técnica das soluções será feita com o suporte da Deloitte e da The Bakery. 

O programa recebeu 1.450 inscrições que visam permitir acesso a informações confiáveis, utilizar dados já existentes para agregar qualidade às informações, proteger de maneira imediata os cidadãos envolvidos em serviços essenciais, democratizar e agilizar o diagnóstico, disseminar a importância do prognóstico além do diagnóstico, democratizar a medicina em regiões e países remotos, monitorar remotamente pacientes em isolamento, evitar a escassez de válvulas para respiradores no mercado, desenvolver produtos e tecnologias alternativas aos respiradores e assegurar matéria prima para a confecção de itens essenciais. Há, ainda, soluções diversas que endereçam problemas em áreas como: logística, alimentação, melhorias de processos de saúde, sistemas de informação, conectividade, tecnologias exponenciais, emprego e renda, entre muitas outras. 

A Vale contribuirá com os recursos financeiros necessários para escalar as soluções e o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde terão o papel fundamental na avaliação técnica de critérios de aprovação das propostas inscritas. "Nosso time da Deloitte no Brasil e Canadá está dedicado ao suporte ao projeto em si, que é extremamente importante para ajudar os países, especialmente o Brasil, a enfrentar essa pandemia. Estamos auxiliando também na seleção das soluções que realmente podem fazer a diferença no enfrentamento ao novo coronavírus. O desafio representa, sem dúvida, um grande passo para minimizar os impactos no sistema de saúde", afirma Gláucia Alves, diretora da Deloitte. "A The Bakery está trazendo a metodologia e processos de inovação aberta, bem com o acesso a nossa rede global de soluções, para conseguirmos ter alta qualidade de soluções e empreendedores. Estamos avaliando as soluções e também iremos ajudar com o plano de implementação do uso dos recursos a ser disponibilizado pela Vale, para que o impacto seja relevante para a sociedade", diz Felipe Novaes, Managing diretor & Founding Partner da The Bakery Brasil. 

As propostas selecionadas precisam estar prontas para serem implementadas, não expor a riscos de saúde os usuários, permitir acessibilidade da solução para a população em geral, além de ter um impacto relevante na sociedade, possuir potencial e prontidão de escalabilidade e ter capacidade empreendedora e técnica da equipe.