SERRA VERDE

Obtenção do selo Safeguard COVID-19

27/10/2020

 

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM) obteve o selo Safeguard COVID-19, emitido pela Bureau Veritas, referência mundial em serviços de avaliação de conformidade e certificação em saúde e segurança. A companhia desenvolve projeto de concentrado de terras raras em Minaçu (GO) e é a primeira do setor a receber a certificação. 

A Bureau Veritas verifica todas as medidas preventivas necessárias como distanciamento social, intensificação da higiene, as condições de trabalho e conformidade com a legislação local, visando à abertura segura de empreendimentos em meio à nova realidade ocasionada pela pandemia. Para retomar as atividades paralisadas por causa da pandemia após a recente conquista da Licença de Instalação (LI), no fim do primeiro semestre, a SVPM concentrou seus esforços na adoção de rigorosos procedimentos de prevenção, com base nas melhores práticas nacionais e internacionais, seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Só então a empresa optou por começar a construção do empreendimento minerário, que pode se tornar o primeiro de classe mundial para produção desses minerais estratégicos no Brasil. 

"Em primeiro lugar, cuidamos para que todos os esforços fossem adotados, no sentido de garantir a saúde dos nossos colaboradores e seus familiares, de modo que pudéssemos contribuir também com a sociedade, levando orientações para dentro e fora da companhia sobre os cuidados para evitar o contágio da COVID-19. Esta certificação, para nós, é fundamental e demonstra que estamos no caminho certo, zelando por aqueles que estão ao nosso redor", diz Luciano Borges, vice-presidente executivo da SVPM.  Segundo o executivo, a companhia buscou construir um ambiente seguro para colaboradores e a comunidade da qual a empresa faz parte, contando com o empenho das equipes no cumprimento das normas. “Criamos procedimentos com base nas experiências bem-sucedidas e inovamos para exceder as medidas e protocolos de higiene, limpeza e cuidados pessoais". 

A Serra Verde implantou um Comitê Interno de Monitoramento e Proteção à COVID-19, estabelecendo Protocolos de Segurança para seus funcionários, terceiros e parceiros em todas as áreas do empreendimento. As primeiras medidas adotadas foram a adequação do ambiente de trabalho, com o objetivo de manter o distanciamento garantindo mínimo de 1,5 metro; ações para evitar aglomerações; suspensão de eventos e treinamentos, por tempo indeterminado; disponibilização e obrigatoriedade no uso de itens de proteção como máscaras e álcool gel; constante testagem das equipes, acompanhamento médico adequado, entre outras.