SAMARCO

O primeiro passo da retomada das operações

14/12/2020

 

Na madrugada deste 11 de dezembro, após pouco mais de cinco anos de paralisação, a Samarco iniciou o comissionamento integrado de suas operações no Complexo de Germano, em Mariana (MG). A operação se iniciou com a partida de uma das três unidades de concentração de minério e da nova planta de filtragem de rejeitos. O comissionamento integrado consiste no teste dos equipamentos que vão operar no momento da retomada. 

De acordo com a empresa, a operação faz parte do planejamento do reinício das atividades e tem como objetivo “garantir a segurança das pessoas, das comunidades e do meio ambiente”.

O reinício oficial das operações está previsto para a segunda quinzena de dezembro, com o reinício da produção – após a finalização dos testes de todos os equipamentos -- de pelotas no Complexo de Ubu, no litoral do Espírito Santo. 

A Samarco reinicia operação de forma gradual (inicialmente a uma escala de produção de 7 milhões t/ano), após ter conseguido a obtenção das licenças ambientais dos órgãos competentes e incorporar novas tecnologias para disposição final de rejeitos para empilhamento a seco. 

O retorno da Samarco é o tema do próximo Brasil Mineral Entrevista, em que o diretor-presidente da empresa, Rodrigo Vilela, fala sobre os desafios e o significado da retomada das operações da empresa para a indústria mineral brasileira.