11/12/2019
HOMENAGEM

O legado de Darcy Germani para a mineração

No dia 1º. De dezembro, o setor mineral perdeu um de seus mais brilhantes profissionais, o engenheiro de minas Darcy Germani. Filho de imigrantes italianos e criado em Minas Gerais, Darcy José Germani foi um expoente na mineração. Trabalhou na então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) por mais de 20 anos, onde contribuiu para um salto na produção de seis milhões de toneladas anuais para 400 milhões de toneladas por ano em um período de oito anos. Além do desenvolvimento e implantação do Projeto Conceição, em Itabira (MG), ele coordenou e presidiu projetos de algumas de suas subsidiárias (Mineração Vale do Parnaíba, Mineração Candiota) e atuou em projetos da British Petroleum Mineração (BP Mineração), até sua aposentadoria pela Vale, em 1987.
 
Germani também presidiu a Paulista de Metais, de onde seguiu para uma década como Diretor Presidente da Mineração Caraíba (MCSA). Na Caraíba conseguiu desenvolver uma das mais importantes minas subterrâneas do Brasil e materializou-se no Centro de Treinamento Darcy Germani (CTDG), responsável pela formação, educação e recrutamento de profissionais para a Mineração Caraíba S/A, além de ser unidade de atendimento e desenvolvimento comunitário, com cursos e treinamentos voltados às atividades e projetos de sustentabilidade da MCSA. 
 
Após 40 anos na mineração, Germani passou a dar consultorias e consolidar seu nome como referência em inovação no Setor Mineral. Alguns de seus trabalhos e análises estão à disposição do público, com destaque para o relatório feito para o Centro Geral de Estudos Estratégicos (CGEE), organização supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com o título “A Mineração no Brasil”. Neste estudo, patrocinado pela ONU, Darcy analisa o desenvolvimento, inovação e competitividade do setor mineral brasileiro até o inicio dos anos 2000. Já em 2012 fez importante apresentação sobre Terras Raras, tema até então pouco abordado no País.
 
O nome de Darcy José Germani é essencial na história, exemplo nas minas e na vida pessoal e eterniza seu legado inspirando as futuras gerações de profissionais do setor mineral brasileiro. 

Veja também