RAMBOLL

Novo Principal Consultant no Brasil

01/04/2021

 

A consultoria ambiental Ramboll anunciou que Ricardo Camargo é o novo Principal Consultant no Brasil. O executivo terá como principais desafios a implementação do ESG - Environmental, Social and Governance no ambiente de negócios e a expansão das operações da Ramboll em todo o Brasil. "A prioridade é a área de negócios em mineração e permitir maior atração de talentos em engenharia, geologia e geotecnia", revela Camargo. 

Formado em Geologia e pós-graduado em Gestão e Tecnologias Ambientais, ambas pela USP, e em Gestão Integrada de Território, pelo Instituto Bioatlântico em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar, em Portugal, Ricardo Camargo possui também graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na PUC Minas. Para o executivo, sua trajetória no setor de mineração foi "determinante para dizer sim ao convite para Principal Consultant, um dos cargos mais altos da Ramboll". 

Com quase 30 anos de carreira, Ricardo Camargo atuou em outras consultorias socioambientais globais nos Estados Unidos, onde conduziu projetos ligados à indústria do petróleo e na África do Sul, onde liderou equipe de gestão de áreas contaminadas (CSM) durante três anos, atuando em diversos países da África. Trabalhou também para a Anglo American por sete anos, como gerente de sustentabilidade no Brasil 

Camargo participou do monitoramento dos Programas de Reparação e Compensação dos danos socioeconômicos e socioambientais causados pelo rompimento da barragem de Fundão pertencente à Samarco, em Minas Gerais. A Ramboll é a consultoria contratada pelo Ministério Público Federal (MPF) para monitorar o andamento da reparação e compensação. "Durante quatro anos tive a oportunidade de gerenciar equipes multidisciplinares de especialistas e interagi com os atingidos, MPF e outras instituições que fazem parte do processo de governança que buscam a reparação e compensação dos danos", conta o executivo.

Ele usará essa experiência multidisciplinar para se preparar para o cargo de Principal Consultant da Ramboll Brasil. "Estou determinado em contribuir para a expansão regional das nossas operações. O plano é oferecer serviços de consultoria ambiental diferenciada em todo o Brasil".