17/07/2020
GEOESTATÍSTICA

Novo livro do professor Jorge Kazuo

Estatística, análise e interpolação de dados espaciais é o novo livro do professor Jorge Kazuo Yamamoto, um especialista quando o assunto é Geoestatística. 

Segundo ele, trata-se de uma obra que faz a revisão dos conceitos básicos de probabilidade e estatística, os quais são aplicados posteriormente na análise, representação e interpolação de dados geoespaciais. Com relação à probabilidade, os conceitos fundamentais de probabilidade são abordados e ilustrados com exemplos geológicos. 

“Na estatística -- diz ele -- apresenta-se a ideia básica de análise a partir de uma amostra extraída de uma população desconhecida, com o objetivo de fazer a inferência estatística. A geoestatística é considerada para obtenção do modelo de correlação espacial dos dados e, sobretudo, na aplicação da krigagem para fins de geração do padrão de distribuição espacial dos dados. Ou seja, o interesse é a reprodução do padrão espacial, não apenas com a krigagem, mas também usando outros métodos consagrados, tais como: inverso da distância, equações multiquádricas, triangulação de Delaunay e vizinho mais próximo. Além disso, há um algoritmo inédito para interpolação de variáveis categóricas com a geração do mapa do tipo mais provável, juntamente com o mapeamento da zona de incerteza. Por fim, os algoritmos descritos são exemplificados com scripts na linguagem R, que permitem uma melhor compreensão da teoria, pois faz a conexão da teoria com a prática”.

De acordo com o Engenheiro Cartógrafo Eduardo Freitas, que escreve a contra-capa do livro, “em tempos de grandes transformações e mudanças cada vez mais rápidas no planeta, os dados geoespaciais têm importância crescente para a tomada de decisão, e o correto tratamento deles é a chave para a extração de informações de valor. Muito além da geoestatística, com esta obra o autor abrange desde a estatística em si e os conceitos de probabilidade, passando por análises e transformações de dados, métodos de interpolação, krigagem, e culminando em scripts completos em R, uma ferramenta livre, gratuita e acessível que tem ainda a possibilidade de interagir com outros programas estatísticos e bancos de dados. Desta forma, os leitores poderão, através desta obra e dos dados que são disponibilizados no site do autor, unir teoria e prática”.

Veja também