30/01/2020
IBRAM

Novo diretor de Sustentabilidade

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para o cargo de diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios. O executivo substituirá Rinaldo Mancin, que passou a ocupar a diretoria de Relações Institucionais do instituto. “Meu grande objetivo no Ibram é colaborar na reconstrução da reputação do setor de mineração. O Ibram é peça fundamental nisso e fazer parte do instituto é ter a oportunidade de colaborar neste esforço, que será chave para a obtenção da licença socioambiental para a mineração do futuro”, analisa o novo diretor.
 
Dentre os desafios, Julio cita a construção de uma base de dados atualizada, disponível para que os profissionais da área, imprensa e o público em geral tenham acesso às informações básicas do setor. “Um outro ponto importante é disponibilizar para o uso da mineração brasileira as melhores práticas do setor em suas operações, por meio de convênios como o assinado com o Mining Association of Canada (MAC) e outras entidades internacionais. Estes padrões serão importantes na evolução da segurança operacional da indústria da mineração”, diz Nery.
 
Formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Julio Nery tem 41 anos de experiência nas áreas de Meio Ambiente, Planejamento e Operações em diversas mineradoras. O executivo trabalhou por 25 anos na Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), passando pelos cargos de Gerente Geral de Planejamento Operacional e  Superintendente do Complexo Pico (1998/2005). Além disso, atuou na Gerência Geral de Licenciamento da Vale. Até janeiro 2020 foi o diretor responsável pelas operações da Crusader do Brasil Mineração e sua subsidiária Cascar. Julio Nery faz parte do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e também coordenou o Comitê para Normalização Internacional em Mineração do Ibram (CONIM). 
 
Posse no Conselho da Firjan
 
No dia 27 de janeiro o diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e também presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), Alexandre Mello, e o vice-presidente do sindicato e gerente administrativo e financeiro do Ibram, Osny Vasconcellos, tomaram posse no Conselho Superior de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN).
 
“É bastante representativo que a indústria da mineração, um setor de grande importância socioeconômica para o Brasil, esteja presente no Conselho da FIRJAN, entidade de pensamento e inovação, que busca desenvolvimento industrial no Rio de Janeiro e também em todo o Brasil. Assim, a mineração estará ainda mais alinhada com outros setores econômicos do Brasil”, afirma Alexandre Mello.