ANGLOGOLD ASHANTI

Nova parceira do Museu das Minas e do Metal

31/03/2016

 

A AngloGold Ashanti é a mais nova parceira da programação cultural do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal no Circuito Liberdade em Belo Horizonte, Minas Gerais. O objetivo da parceria - promovida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - é que seja uma oportunidade para o fomento da programação cultural do Museu, consolidando-o como uma referência no Estado. “Minas são muitas, já dizia o escritor mineiro Guimarães Rosa. A diversidade mineral mineira é tão vasta quanto a cultural. A mineração de ouro formou parte da história desse Estado e já faz parte da história do MM Gerdau. Uma parceria muito bem-vinda e certamente duradoura”, comentou Márcia Guimarães, Diretora do Museu.

O Museu das Minas e do Metal é um prédio histórico, inaugurado em 1897, tombado pelo Iepha/MG e aberto ao público em 2010. Ele abriga acervo importante sobre a mineração e metalurgia de Minas Gerais e é um dos principais ativos culturais do Estado. “A cultura e a história de Minas Gerais estão enraizadas no nosso DNA. Com mais de 180 anos de atuação, a AngloGold Ashanti é a empresa privada com atuação mais longínqua no Brasil e a parceria com o MM Gerdau reforça a nossa preocupação na preservação da história e na valorização da cultura”, destaca Othon Maia, Gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.

Com o apoio ao museu a AngloGold Ashanti promove intercâmbio com o também importante Centro de Memória Morro Velho (atualmente AngloGold Ashanti). Localizado em Nova Lima, o espaço é o mais antigo em atividade em Minas Gerais, com 21 anos de inauguração. O Centro de Memória Morro Velho é um casarão colonial inglês do século XIX. Ao todo são 25 cômodos de exposição com equipamentos de mineração, mobiliário, utensílios, fotografias e documentos. O local é aberto ao público com entrada franca.

Os objetos mais representativos são os aparelhos de raio-X (ampolas e outros acessórios) do Hospital da companhia (um dos primeiros da América Latina e do Brasil) e uma mesa cirúrgica (do início do século XIX), amostras de minerais, balanças de precisão, lanternas de mineiros e perfuratrizes. Outras atrações são uma caixa de música (datada de 1800) e um conjunto de chá em porcelana - presente da Seleção Inglesa de Futebol (1950).