LIEBHERR

Nova escavadeira hidráulica gigante

25/03/2021

 

Após um ano de experiência em campo na Austrália, a Liebherr lançou no mercado a sucessora da escavadeira R 996B, da classe de 600 toneladas. O novo equipamento é a R 9600, que entrará em produção em série no final de 2021. Um total de oito unidades estarão operando na Austrália até o final deste ano. 

A nova R 9600 visa atingir o mais alto padrão em termos de segurança, sustentabilidade, desempenho, vida útil, custo total de propriedade (TCO), facilidade de manutenção e muito mais. Depois de testar os primeiros protótipos no campo de testes da fábrica em Colmar, França, no início de 2020, as primeiras escavadeiras pré-série R 9600 começaram a operar em aplicações de minério de ferro e carvão na Austrália. A Liebherr, junto com seus dois importantes clientes BHP e Thiess, iniciou a validação em parceria das duas primeiras unidades em campo. Apoiado por esta fase de validação, o modelo R 9600 está pronto para entrar no mercado global.

A R 9600 está equipada com dois motores Cummins QSK50 com tecnologias de combustão avançadas. Entendendo que os custos de combustível constituem a maior parte do TCO para máquinas de mineração, a Liebherr desenvolveu e implementou soluções LPE (Liebherr Power Efficiency). Esses sistemas de gerenciamento proprietários para os controles do motor e do sistema hidráulico reduzem substancialmente o consumo de combustível sem comprometer a produtividade geral da máquina. Esses novos recursos garantem também um passo adicional em direção às soluções de redução de emissões da Liebherr.

Para regiões regulamentadas por emissões, uma versão compatível com US EPA Tier 4f / EU Estágio V está disponível com a mais recente tecnologia de pós-tratamento SCR. Cumprindo as rígidas regulamentações de emissões, o sistema SCR reduz os óxidos de nitrogênio ao injetar um redutor líquido no fluxo de exaustão. Uma versão de acionamento elétrico estará disponível em breve, uma escolha produtiva para locais de mineração com a infraestrutura elétrica necessária.