23/02/2021
VALE

Nova diretora para cuidar de ESG

O Conselho de Administração da Vale decidiu criar uma diretoria executiva exclusiva para a área de Sustentabilidade e escolheu para ocupar o cargo Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva, que reportará ao Diretor Presidente e se juntará ao time da Vale em 15 de março de 2021.

Maria Luiza foi diretora de Sustentabilidade da Suzano, desde janeiro de 2019 até fevereiro de 2021, atuou como Diretora Executiva de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Corporativas da Fibria Celulose e atua há 34 anos em Sustentabilidade e Recursos Humanos. Ela é psicóloga formada pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo, com especialização em Recursos Humanos pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, também cursando Negócios e Sustentabilidade na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Segundo a Vale, a nova diretoria foi criada devido ao crescimento da agenda ESG e à necessidade que a empresa tem de “entregar os resultados dos compromissos assumidos em seu Novo Pacto com a Sociedade”. 

Luiz Eduardo Osório, que esteve nos últimos quatro anos liderando a área de sustentabilidade da Vale, passa a atuar como diretor de Relações Institucionais e Comunicação.  “Nos últimos quatro anos, sob a liderança de Luiz Eduardo Osorio, a área de Sustentabilidade passou por uma profunda reestruturação para promover o diálogo com as comunidades e aumentar a escuta ativa nos territórios onde a empresa atua. Nesse período, foi definida a estratégia da jornada da Vale rumo a uma empresa carbono neutra em 2050. Foram também definidas as metas de recuperação e conservação de 500 mil hectares adicionais de florestas até 2030; as metas de consumo de 100% de eletricidade renovável até 2025 no Brasil e até 2030 em todo o mundo e as metas de redução de emissões de escopos 1, 2 e 3. Ao mesmo tempo, a área social teve progressos igualmente importantes:  a Fundação Vale foi reformulada, o Fundo Vale passou a atuar focado em negócios de impacto e foi criado o Instituto Cultural Vale, hoje o maior apoiador da cultura no Brasil”, informa a empresa.