RESÍDUOS

Nexa quer soluções para a jarosita

18/05/2021

 

A Nexa, em parceria com a Escalab, Centro de Escalonamento de Tecnologias e Modelagem de Negócios, promove, por meio da Plataforma Mining Lab, o programa Mining Lab Beginnings. A iniciativa busca soluções vindas diretamente de pesquisadores para atender aos desafios da Nexa no desenvolvimento de inovações. As inscrições no programa estão abertas até 11 de junho no site: https://escalab.com.br/mininglabbeginnings/

O programa visa identificar iniciativas, ideias e ações capazes de encontrar inovações para a jarosita – resíduo da metalurgia de zinco – transformando-a em um novo produto. Os participantes poderão unir tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade social em uma única solução para achar novas aplicações para esse material. A proposta desse Lab Beginnings está alinhada à visão de longo prazo da Nexa de potencializar legados positivos.”A plataforma Mining Lab é um celeiro de ideias, iniciativas e projetos inovadores. A cada novo programa ampliamos nosso leque de soluções transformacionais, criando a mineração do futuro”, afirma Rodrigo Gomes, gerente geral de Inovação da Nexa.

O Mining Lab Beginnings proporcionará aos participantes o desenvolvimento de rotas para transformar um resíduo da metalurgia do zinco e promover a economia circular. O programa traz fomento financeiro à pesquisa, a possibilidade do escalonamento do projeto, a geração de patentes e publicações e, por fim, um possível contrato com a Nexa para aplicação da inovação desenvolvida. Após inscrição e prospecção dos projetos, os participantes serão entrevistados pela equipe de Inovação da Nexa. Os selecionados vão desenvolver suas pesquisas e colocá-las em prática. Por último, deverá ser elaborado um estudo de viabilidade técnica e econômica que será o critério de seleção na última etapa do programa junto com a participação no DemoDay que é momento em que serão apresentados os resultados alcançados.

A jarosita é um composto resultante da metalurgia do zinco ainda sem aplicação. O resíduo está acumulado em depósitos na unidade de Juiz de Fora da Nexa. A sua origem é do tratamento hidrometalúrgico do zinco e a jarosiita é gerada na etapa de purificação do licor de lixiviação devido à remoção do ferro após a adição de sulfato de amônio na forma de um precipitado: a jarosita. Maiores informações sobre o Beginnings podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].