EMPODERAMENTO

Nexa promove capacitação de mulheres

28/04/2021

 

Frente de mulheres do programa Pluralidade da Nexa, o grupo Empodera desenvolveu o programa “Mulheres Empreendedoras”, que consiste em um curso online, gratuito e prático, com foco na capacitação de mulheres que possuem um negócio ou desejam começar o seu.

O programa teve apoio da equipe de voluntariado da companhia, o “Somos Todos”, que atuou em mentoria e aplicação de exercícios e convidou as mulheres, indicadas pelos próprios empregados, dos municípios de Três Marias, Juiz de Fora, Paracatu, Vazante (MG) e Aripuanã (MT). Em cinco reuniões, as mulheres receberam aulas sobre os conceitos de empreendedorismo, ferramentas que podem auxiliar na gestão do negócio, orçamento, como atrair e fidelizar clientes e puderam conhecer melhor o mercado em que atuam, além da realização de atividades práticas. 

O programa visa ampliar a participação da mulher nos pequenos e micros negócios de cada um dos municípios. No total, mais de 60 mulheres participaram do curso de capacitação, ministrado pelos voluntários da Nexa e a Junior Achievement, organização sem fins lucrativos que viabiliza ações de desenvolvimento por meio do investimento de empresas, instituições e fundações como forma de garantir que os jovens e mulheres tornem-se os protagonistas do futuro. 

A microempreendedora Dayane Stefany Ruiz, de Aripuanã, disse que participar do programa representou uma oportunidade de ter liberdade financeira, crescimento pessoal e profissional. "O curso fez com que eu pudesse agregar ainda mais conhecimento ao meu negócio e a minha atuação. Essa é uma iniciativa que visa o crescimento do nosso município", comenta. Já Daniele dos Santos Lima, de Três Marias, que atua no setor varejista, comentou que o curso representa uma conquista pessoal e profissional. "Essa é uma iniciativa que me empodera como mulher. Esse conhecimento agregado faz com que você cresça profissionalmente, já que conhecimento é a base fundamental, pois aumenta a visão de negócios, capacita para enfrentar desafios e eu quero ser uma profissional que se destaca no mercado", finaliza.