11/03/2020
EQUIDADE

Nexa adere ao Women in Mining Brasil

O presidente da Nexa Resources, Tito Martins assinou carta de compromisso para a inclusão das mulheres na mineração. O documento integra a iniciativa do movimento Women in Mining Brasil (WIM BR), com apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). 
 
O Womem in Mining Brasil é uma metodologia estratégica para incentivar a inclusão ativa das mulheres na mineração em suas mais diversas áreas de atuação e níveis hierárquicos. “A adesão da Nexa à iniciativa WIM Brasil reforça o compromisso da companhia em ser uma empresa cada vez mais plural. A evolução da carreira das mulheres na Nexa é uma prioridade. Por isso, o nosso time de gestão de pessoas tem trabalhado para que em todos os processos seletivos haja perfis de mulheres. Além disso, em, 2020, 56% das posições que foram abertas na Nexa, no Brasil e Peru, foram preenchidas por mulheres”, afirma Gustavo Cicilini, Vice- Presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional. 
 
A Nexa desenvolve o projeto Aripuanã em fase de implantação no Mato Grosso e com previsão para começar as operações em 2021. Em parceria com o Senai estadual, a companhia desenvolve o Programa de Qualificação Profissional para formação de jovens e adultos do município e região para o mercado de trabalho em geral. Das 500 vagas ofertadas, 54% foram preenchidas por mulheres. Um exemplo de liderança feminina na Nexa é Josiane Seixas, gerente de Planejamento de Mina do Projeto Aripuanã, que trabalha na construção do empreendimento. Formada em Engenharia de Minas e com mais de 15 de anos de atuação na mineração, Josiane acredita que o setor está cada vez mais aberto para mão-de-obra feminina. “O cenário mudou ao longo dos anos e é uma conquista para todo o mercado, não só da mineração. Ser mulher não impede de exercer a minha profissão”, considera. 
 
A Nexa iniciou grupos de afinidade sobre a temática Mulher, onde serão propostas ações para ampliar a representatividade feminina nos cargos de alta e média liderança, fomentar o desenvolvimento da carreira das mulheres na empresa e implantar as ações propostas pelo plano do Women In Mining. Além da crescente das mulheres na mineração, a companhia abre espaço também para outros temas, como etnia, LGBTQI+, pessoas com deficiências e multigerações, grupos que terão iniciativas desenvolvidas a partir dos inputs gerados nos grupos de afinidade.

Veja também