28/11/2019
IBRAM

Mudanças no estatuto e regimento interno

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) anunciou alterações no seu Estatuto e no Regimento Interno com o objetivo de reforçar sua estrutura de governança, ampliar a participação de mineradoras em seu Conselho, bem como em novos comitês técnicos – a exemplo do de Compliance – e também em comitês setoriais relacionados às variadas substâncias minerais, a exemplo de ouro, agregados para construção civil, fertilizantes, nióbio, ferro, bauxita, cobre etc. 
 
De acordo com o Ibram, a criação dos comitês fortalecerá a organização de debates mais aprofundados relacionados a cada tipo de minério. O Ibram afirma ainda que todas as medidas tomadas irão proporcionar maior nível de profissionalização à gestão do Instituto, com uma representatividade mais democrática, abrangente e estratégica no âmbito setor mineral brasileiro. “O Ibram amplia sua representatividade no universo da mineração brasileira e, também, abre espaço para mais públicos se manifestarem e participarem da tomada de decisões. Vamos consolidar o Instituto como a voz do setor, desde as micro e pequenas até as médias e grandes companhias mineradoras”, diz Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor. Atualmente, o Brasil possui 9.400 minas em operação a cargo de 7.638 empresas mineradoras, sendo 87,3% microempresas, 11,5% pequenas e médias e apenas 1,6% grandes. O Ibram alega também não querer substituir entidades e associações representativas do setor. “A proposta é a união do setor, de modo que a mineração seja, efetivamente, reconhecida pela sociedade como indutora do desenvolvimento econômico e social do País”, afirma o dirigente.
 
O novo estatuto do Ibram, aprovado em assembleia extraordinária dia 21 de novembro, está com acesso livre, nos próximos dias, para o público em geral no site da Instituição. Na mesma assembleia, o Ibram elegeu os novos conselheiros para o período de 21 de novembro de 2019 a 19 de novembro de 2021. O vice-presidente é Eduardo Augusto Ayroza Galvão Ribeiro, diretor-presidente da mineradora CBMM. “Com essas e outras iniciativas, que serão anunciadas ao longo dos próximos meses, o Ibram estabelece junto aos públicos de interesse e à sociedade em geral um horizonte de maior confiança nos rumos da indústria da mineração brasileira”, diz Wilson Brumer. 

Veja também

28/11/2019
ENTIDADES | Abimex elege nova diretoria
07/11/2019
MINERAÇÃO | Entidades enviam carta à ANM
12/09/2019
LARGO RESOURCES | Paulo Misk é novo presidente e CEO
28/08/2019
MUNICÍPIOS MINERADORES | AMIG e Ibram firmam acordo técnico
21/08/2019
NIÓBIO | Ibram e Cetem realizam seminário
21/08/2019
RAMBOLL | Aldérico Marchi assume diretoria