CASO SIMANDOU

MP arquiva pedido de Steinmetz

05/04/2021

 

A Vale informa que, em 28 de março de 2021, o Ministério Público Federal promoveu o arquivamento da notícia de fato que havia sido apresentada ao órgão pelo Sr. Benjamin Steinmetz e que “atribuía falsamente a executivos da Vale práticas ilícitas no âmbito do projeto minerário de Simandou, na República da Guiné”.    

De acordo com a Vale, após classificar o requerimento movido contra a Vale como “incomodamente inespecífico”, o Ministério Público Federal concluiu que os documentos apresentados “não contêm elementos que indiquem sequer em tese a ocorrência de crime de corrupção ativa ou de tráfico de influência internacional”, sendo “conclusão falaciosa e inconsistente” aquela de que executivos da Vale teriam em 2011 oferecido alguma vantagem indevida a George Soros.

A Vale afirma entender que “a decisão do Ministério Público Federal corrobora a lisura e probidade de sua atuação no mercado e segue convicta de que as autoridades brasileiras reconhecerão que o evidente objetivo do Sr. Steinmetz é desviar foco dos processos de execução de US$ 2 bilhões movidos pela Vale contra ele e suas empresas, conforme sentenças arbitrais e judiciais proferidas na Inglaterra e EUA”.