DIAMANTES

Monitoramento 3D em minas

14/11/2018

 

A Epiroc implantou um sistema que auxilia o monitoramento no trabalho em minas subterrâneas com informações em modelo 3D. Denominado Mobilaris Mining Intelligence (MMI), a ferramenta permite visualizar a localização de máquinas, veículos e profissionais em tempo real, além de integrar o monitoramento de dados dos equipamentos.
 
Devido à alta produtividade e segurança, cada vez mais mineradoras no mundo têm adotado o MMI. A mais recente foi a sul-africana Kimberley Ekapa Mining, que usa o MMI para modernizar, otimizar e aumentar a produtividade e segurança de suas antigas minas de diamante, como atesta o gerente geral da Kimberley Ekapa Mining, Howard Marsden: "O MMI nos ajudará a modernizar nossa mina de diamantes, se constituindo em um ponto de inflexão em termos de otimização de produção. Isso nos permitirá identificar e rastrear melhor o nosso pessoal e equipamentos de mineração e nos dar acesso a dados em tempo real, que lançarão alguma luz sobre o mundo normalmente escuro da mina subterrânea. Esperamos que isso seja um fator de mudança de produtividade”.
 
Ulla Korsman-Kopra, Gerente Global de Negócios, Sistemas de Automação e Gerenciamento de Informações na divisão de Escavação Subterrânea da Epiroc, na África do Sul afirma que o MMI é uma ferramenta multinacional de localização que auxilia no suporte à gestão, além de aumentar a produtividade, segurança e eficiência nas operações de mineração. A ferramenta pode ser facilmente integrada com outros sistemas na mina. A Kimberley Ekapa Mining irá utilizá-lo para compilar informações e torná-las acessíveis a todo pessoal autorizado.
 
Outro destaque do MMI é que os usuários podem visualizar toda a mina a partir de diferentes dispositivos, podendo solucionar rapidamente problemas em operações normais ou até mesmo ocorrências de casos mais graves. "Quando uma situação problemática surge e, por exemplo, vidas estão em risco, o MMI pode fazer a diferença. Você precisa agir rapidamente e tomar decisões precisas para salvar vidas”, disse Ulla Korsman-Kopra.
 
A Epiroc fornecerá um pacote de hardware e softwares compondo a solução MMI à Kimberley Ekapa Mining que englobam treinamento e suporte para os operadores. A instalação do Mobilaris Mining Intelligence acontecerá em breve e estará operando até o final de 2018.