FERTILIZANTES

Metso Outotec tem novo laboratório

30/04/2021

 

A Metso Outotec construiu um novo laboratório de testes específicos para o segmento de fertilizantes em Sorocaba (SP). A unidade começou a operar em janeiro de 2021 e irá atender aos produtores locais de fertilizantes e um mercado que deve fechar esse ano com um crescimento de 2,5%, segundo estimativas da MacroSector Consultores. 

Para simular as condições reais de campo, o novo laboratório atende todas as normas de NR 10 e NR 12, e no qual as avaliações poderão ser acompanhadas in loco. Tecnicamente, a nova instalação está preparada para realizar ensaios de processamento de fertilizantes minerais e organominerais, com aglomeração por compactação, mistura, britagem, moagem e peneiramento. 

A lista de equipamentos da planta piloto inclui peneira vibratória duplo deck, misturador de pás de eixo duplo, compactador de rolos de alta pressão, alimentado por rosca sem fim, moinho de martelos, moinho de rolos e quebrador de flakes. A listagem de equipamentos da nova planta complementa a planta atual existente, que possui britadores de alta pressão HRC e o VSI Barmac, para operação em circuito aberto ou fechado com peneira. A lista inclui também aeroclassificador, britadores de mandíbula e moinho de martelos, além de peneira de ultrafinos via úmida.

O laboratório com a nova configuração conta ainda com máquinas de abrasividade, medidor de dureza, estufas e balanças peneiras para análises granulométricas. O conjunto permite a realização de testes de bancada tais como o Work Index, para moinho de bolas ou barras, DWT, PLT, SMC, testes de britabilidade e de capacidade de peneiramento, entre outros. "Com o aparato instalado vamos realizar testes de peneiramento, moagem, compactação, dureza, mistura, abrasividade, resistência, britabilidade e desintegração", diz Ricardo Takeda, gerente de Vendas para a Mineração da Metso Outotec. Os testes são a base dos serviços de consultoria e incluem ensaios dos materiais para definição de rotas de produção, escolha dos equipamentos adequados para processamento do material e definição de coeficientes para dimensionamento dos equipamentos.