COBALTO

Metso Outotec é contratada pela Jervois

14/04/2021

 

A Jervois Mining Limited contratou a Metso Outotec para liderar testes e estudos pilotos para apoiar a seleção de engenharia e equipamentos para Estudo de Viabilidade Financiável (BFS – Bankable Feasibility Study) visando ao reinício das operações na refinaria de São Miguel Paulista (SMP) no Brasil. A elaboração do BFS ficará a cargo da Ausenco, que foi escolhida para comandar o estudo de viabilidade em 7 de abril de 2021. A Jervois acredita que a introdução da Metso Outotec como subcontratada para o componente de processamento do estudo cria uma equipe excepcionalmente forte e capaz, já que a companhia foi a projetista original e líder de engenharia durante a construção da refinaria SMP.

O estudo de viabilidade financeira será realizado em etapas, onde a primeira fase compreende o reinício para tratar hidroxicarbonato, hidróxido misto e produto de hidróxido de cobalto previamente processado comercialmente na refinaria para produzir, respectivamente, mais de 10 mil toneladas métricas/ano e 2 mil toneladas métricas/ano de produtos refinados de níquel e cobalto. 

Antes de ser colocada em cuidados e manutenção, a capacidade anual de produção refinada da usina era de 25 mil toneladas métricas e 2 mil toneladas métricas, respectivamente. O estudo de viabilidade financeira para o Estágio 1 do reinício será concluído no terceiro trimestre de 2021.

A Promon Engenharia dá continuidade ao detalhamento da estimativa de custos da planta e da reforma e ao cronograma para apoiar a execução desta primeira fase de reinício da refinaria de São Miguel Paulista. Os resultados da auditoria de integridade da Promon servirão de guia para a reforma da planta de refino e dos equipamentos. Nenhuma modificação importante do processo de refinaria é prevista para o estágio 1.

O Estágio 2 permitirá a integração de um circuito de Oxidação de Pressão (POX) para processar os concentrados de cobalto das Operações de Cobalto Idaho (ICO), e o Estágio 2b adicionará fornecimento de terceiros na forma de concentrados de sulfeto, com 5 mil toneladas métricas anuais de níquel contido. O circuito de autoclave POX lixiviará de forma independente os concentrados de sulfeto que serão descarregados na refinaria em operação existente. As fases 2a e 2b estão previstas para serem concluídas até o final de 2021. 

A Metso Outotec, como subcontratada, apoiará a Ausenco como líder de engenharia e garantirá o envolvimento histórico da Outotec nos critérios de projeto originais da SMP e a experiência organizacional mais recente em projetos POX para metais grau bateria serão aproveitados para acelerar o reinício da refinaria e gerenciar a percepção de risco para os credores. Embora a capacidade de SMP permaneça significativamente acima da escala de reinicialização do Estágio 2 da Jervois, uma abordagem medida visa equilibrar o risco de reinicialização e o capital inicial. 

A Jervois anunciou o negócio visando a aquisição da refinaria SMP no ano passado como parte de sua estratégia de se tornar uma produtora verticalmente integrada de níquel e cobalto. A transação proporciona à Jervois acesso ao local durante 2021 para conclusão do estudo de viabilidade financeira, com fechamento sujeito às condições usuais, com previsão de conclusão até dezembro de 2021. A aquisição e o reinício da SMP transformarão a Jervois em uma produtora verticalmente integrada quando sua mina ICO, nos Estados Unidos iniciar a produção, prevista para meados de 2022.