18/06/2020
TECNOLOGIA

Metso lança pacote para trabalho remoto

A Metso acaba de lançar um pacote de serviços de nominado MRA - sigla em inglês para Metso Remote Assistance, um conjunto de soluções de suporte em ambiente colaborativo que auxilia o gestor de manutenção a tomar decisões em tempo e de forma segura. O destaque do MRA são os smart glass (óculos inteligentes) que permitem conectar clientes e o suporte remoto. O MRA deve ter seu primeiro cliente efetivo até este primeiro semestre. “O recurso é disruptivo, ao permitir que o cliente tenha contato com o Centro de Inteligência técnica da Metso, acessando remotamente especialistas, engenharia e informações técnicas em tempo real. Ao fazer isso, o gestor de manutenção aumenta a eficiência dos serviços, reduzindo o tempo de intervenção e os custos do processo”, explica Paulo Gurgel, gerente nacional de Assistência técnica da Metso. 

O gente comenta que as ferramentas digitais, como a realidade aumentada do MRA, vêm sendo analisadas pela indústria mineral há algum tempo, e o cenário de pandemia só acelerou todo este processo. “As minerações, regra geral, estão em lugares afastados e o acesso sempre é complexo e, o que é mais complicado, são operações críticas que não podem ser paralisadas sem programação”, adianta Gurgel, destacando a principal vantagem do MRA.

A Metso disponibiliza o pacote de serviços MRA em três modelos de planos: Básico, Intermediário e Prime. O diferencial entre eles é a quantidade de atendimentos mensais e emergenciais. Os óculos oferecidos são em regime de comodato. O smart glass funciona como um sensor remoto do software que permite a transmissão de logs operacionais e imagens in loco e em tempo real para o Centro de inteligência da Metso, onde um comitê de especialistas está pronto para o suporte cujo atendimento varia de acordo com cada plano. Os especialistas da Metso, por sua vez, podem buscar informações em banco de dados e até mesmo outros profissionais da companhia, inclusive internacionais. 

No Brasil, o MRA foi aperfeiçoado para atender a todas as condições onsite. Entre as mudanças estão a melhoria das imagens enviadas para o Centro de Inteligência. Para aumentar a nitidez – detalhe importante, porque o especialista remoto precisa entender o problema para o correto direcionamento da solução – a Metso recomenda o uso de redes celulares em 4G. Imagens mais nítidas permitem o entendimento mais rápido dos desenhos técnicos e de fotos trocadas entre as duas pontas e a orientação – passo a passo – para a resolução das falhas.

O MRA, antes acionado apenas por voz, agora passa a ter acesso também por digitação. Com isto, evitam-se erros de pronúncia e má interpretação devido ao barulho comum nas plantas de processamento mineral. A comunicação sonora também foi otimizada  na versão comercial do MRA. Agora, um sistema de áudio por Bluetooth foi acoplado no protetor auricular do técnico em campo, tornando a ferramenta mais integrada, o que é outra característica das novas tecnologias digitais. “Antes da pandemia, o mercado já discutia a Indústria 4.0, mas as restrições atuais mostraram que é necessário acelerar o uso dos recursos de digitalização, como acontece com outros segmentos”, argumenta Gurgel. “O lançamento da versão comercial do MRA no Brasil acontece no timing exato para atender esse novo cenário”, finaliza. 

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