Pekka Vauramo  e Eduardo Nilo

01/07/2020
EQUIPAMENTOS

Metso e Outotec: agora uma só companhia

O dia 30 de junho de 2020 ficará marcado como uma data histórica para as empresas finlandesas Metso e Outotec, que concretizaram nessa data o processo de fusão iniciado em 2019 e que tem como objetivo ampliar a oferta de soluções nas áreas de processos, a fim de melhorar e ajudar os negócios dos clientes e oferecer benefícios significativos com a combinação da força das duas companhias, como destaca o novo slogan ”Metso Outotec, parceiro para mudanças positivas”.

Com o processo de fusão, mais de 15 mil profissionais, espalhados por mais de 50 países, passarão a atuar com o mesmo propósito, ou seja, “oferecer aos clientes soluções tecnológicas para a indústria de agregados, processamento de minerais, refino e reciclagem de metais, incluindo uma extensa rede global de serviços”. 

Em nível global, a Metso Outotec, que começou a operar em 1o. de julho, está sob o comando de Pekka Vauramo, que antes da fusão presidia a Metso e que deu início à integração das equipes executivas globalmente. ”A Metso Outotec está sendo criada em bases sólidas. Temos uma cultura de inovação eficaz, longo legado em explorar novas tecnologias sustentáveis, experiência líder de mercado e um forte empenho para prestar um serviço de excelência ao cliente.  Já desde o primeiro dia usaremos todo o nosso conhecimento e experiência para desenvolver nossa linha de produtos e serviços em benefício de toda a indústria. Combinadas, a Metso Outotec terá condições de oferecer uma excepcional linha de produtos, do minério ao metal, aproveitando a extensa presença global próximo de onde o cliente estiver. Nosso foco de negócios serão as soluções e serviços completos para as indústrias globais de agregados, processamento de minerais, refino de metais e reciclagem”, afirmou Vauramo. 

Sediada em Helsinque, Finlândia, a Metso Outotec empreg mais de 15.000 pessoas em mais de 50 países. As vendas das duas empresas representam aproximadamente de 4,2 bilhões de euros em 2019. A empresa está listada na Nasdaq Helsinki.

América do Sul

Na América do Sul, a nova empresa terá como presidente o chileno Eduardo Nilo, que responderá por todo o mercado sul-americano. “Estamos muito felizes em fazer parte desse marco histórico para as duas companhias finlandesas. Temos muitas coisas em comum, uma grande cultura de inovação, uma longa história de pioneirismo em tecnologias sustentáveis, liderança na indústria e uma forte cultura de serviço ao cliente. Desde o primeiro dia utilizaremos e combinaremos nossas forças formando uma equipe que se destaca pelo conhecimento e experiência de seus profissionais e uma oferta de equipamentos e tecnologia para apoiar todos os nossos clientes”, afirmou Nilo. 

Com mais de 25 anos de atuação no setor de mineração, Eduardo Nilo é Engenheiro Civil e Mecânico pela Universidade Católica de Valparaíso, graduado em Gestão de Produtividade e Qualidade pela Pontífica Universidade Católica do Chile e MSc. Pós graduado em Materiais, Processos e Manufatura pela Universidade de Hull na Inglaterra. Além disso, possui uma vasta experiência em gestão de ativos, administração e gestão comercial. Sua trajetória foi marcada por desempenhar diferentes cargos nas operações de mineração. Na Metso, em 2010, iniciou como Gerente de Aftermarket, posteriormente Vice Presidente de Serviços e em 2015 foi nomeado para um cargo global para reforma de equipamentos, assumiu como Vice Presidente de Reforma alocado nos Estados Unidos. Desde 2017 exerce o cargo de Gerente Geral da Metso Chile e Vice Presidente Senior para a região. 

Veja também

06/08/2020
MINERAÇÃO DIGITAL | BASF e IntelliSense.io usam AI em mina
03/08/2020
CATERPILLAR | Vendas e receitas caem 31% no trimestre
03/08/2020
BENS DE CAPITAL | Faturamento do setor cai 12,4%
08/07/2020
EQUIPAMENTOS | Sandvik reintroduz linha Toro
01/07/2020
BENS DE CAPITAL | Setor tem pior maio em cinco anos
16/06/2020
BENS DE CAPITAL | 91% das empresas ativas em junho