VALE

Menor prazo para pagar fornecedores

10/12/2020

 

A partir de 1º de dezembro, a Vale irá reduzir o prazo de pagamento para 20 dias após o recebimento de nota fiscal válida a todos os pequenos fornecedores locais, o que representa uma redução de mais de 60% na data limite para remuneração. Ao todo, mais de 700 empresas do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro serão beneficiadas. 

A mudança será válida para novos contratos e contratos em vigência e tem como principal objetivo contribuir para o progresso social das comunidades locais, impactando positivamente a saúde financeira dos fornecedores. "Estamos praticando aqui uma escuta ativa que tem sido determinante nas nossas decisões empresariais", destaca o diretor-executivo de Suporte aos Negócios, Alexandre Pereira. O executivo diz ainda que a Vale quer ser não só referência de geração, mas também de compartilhamento de valor. “É muito gratificante poder contribuir para o progresso social nas comunidades onde atuamos, associado a um melhor equilíbrio financeiro de pequenos fornecedores para gerar valor para a sociedade. Esse crescimento em conjunto e com ações transformacionais são fundamentais e estão alinhadas ao nosso propósito".

Ele afirmou, também, que essa mudança nos prazos de pagamentos é mais uma iniciativa da Vale em direção ao desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua através da união de forças com a cadeia de suprimentos. Com a pandemia da COVID-19, a Vale adotou diversas medidas de suporte aos fornecedores, como a antecipação de pagamentos a cerca de três mil pequenas e médias empresas. 

A mineradora lançou também, em agosto, o Programa Partilhar, que busca fomentar o desenvolvimento social das comunidades em parceria com sua cadeia de suprimentos. A Vale prioriza em seus processos de contratação os fornecedores com maior contribuição socioeconômica para cada região e oferece uma gama de incentivos voltados para a capacitação e aumento da competitividade dessas empresas.