NEGOCIOS

MB agrega novos especialistas

04/04/2019

 

A Mining Business Platform (MB) conseguiu atrair para sua estrutura novos especialistas do setor mineral com experiência em gestão de projetos minerais, desde as fases mais iniciais da exploração até o desenvolvimento, implantação e operação. 
 
O mais novo membro da empresa é o ex-Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lobo. Com atuação no setor privado, principalmente na área de fertilizantes, e governamental, Lobo irá integrar o Board of Directors da empresa, juntando-se a Luiz Bizzi (De Beers, CPRM, BHP, Itafós, Rio Grande Mineração) e aos sócios fundadores Douglas Arantes (BHP, WMC, Amazônia Mineração) e Marco Tulio Naves (WMC, Barrick, Codelco, Amazônia, INV, Votorantim e CPRM).
 
Nas áreas de gestão da empresa, a MB contratou Sérgio Guedes, (Vale, MMX, London Mining, MMG e outras), responsável pela área de ferrosos da MB, Elton Pereira (Rio Tinto, Brazauro e Tristar Gold), que tem sob sua responsabilidade a área de ouro e metais base, Rubens Mendonça (Vale, London Mining, Buritirama, Snowden, SRK e outras), como engenheiro chefe, Carlos Conte (BHP, Samarco, Amazônia Mineração), responsável pelo desenvolvimento de mercados, e Antonio Zamunér Filho (UFG), agrônomo especialista em remineralizantes. 
 
De acordo com Douglas Arantes, um dos fundadores da plataforma, “toda essa equipe será responsável por identificar, selecionar e desenvolver projetos por meio de suas três unidades independentes: Ouro e Metais Base, Ferrosos e Remineralizantes”. Ele informa que atualmente a MB conta com projetos em diversos estágios de desenvolvimento, incluindo projetos de ouro, cobre-ouro, ouro-cobre, manganês, remineralizantes e níquel. 
 
“Esse primeiro ano da empresa foi de muito trabalho e permitiu à MB se consolidar e ser reconhecida pelo mercado nacional e internacional. Já temos parcerias em andamento e temos inclusive projetos em fase de sondagem. Outros projetos deverão em breve ter aportes de novos investidores. Porém, o mais fundamental é o nosso time, que trabalha com paixão e que realmente acredita ser possível desenvolver uma nova empresa focada na produção de bens minerais diversificados e que permitam, como premissa, dar retorno significativo aos investidores e, ao mesmo tempo, deixar legados importantes em termos sociais e ambientais nas áreas que atua”, disse Marco Túlio Naves, outro dos fundadores.  
 
Eles informam também que no primeiro ano de atuação da MB foram realizadas parcerias com empresas especializadas em temas considerados fundamentais para a empresa, dentre as quais se incluem a Integratio Mediação Social, que apoiará os projetos da MB desde as fases iniciais de due diligence das oportunidades em avaliação pela MB até o seu desenvolvimento, a Lobo Engenharia, na área de processo mineral, e o escritório de advocacia BSBC, que tem entre seus sócios os renomados advogados minerários Virgílio Borba e Daniela Bessone. Douglas Arantes completa ainda que “a constituição dessas parcerias traz grande conforto tanto à MB quanto ao investidor, pois permite uma efetiva redução de riscos e uma forte agregação de valor desde a fase de due diligence. Estamos certos que os investidores considerarão estas parcerias como mais um dos pilares estratégicos da MB, à medida que trazem maior proteção aos ativos minerários e aos seus investimentos”.