25/08/2020
CSP

Marcelo Botelho assume presidência

Marcelo Botelho é o novo presidente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e substituirá Cláudio Bastos, à frente do cargo há dois anos e seis meses, que regressará à Vale. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Botelho também é mestre em Engenharia de Produção (Finanças) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e tem MBA na COOPEAD - Graduate School of Business da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter cursado aperfeiçoamento no MIT, EUA e IMD, Suíça. 

O executivo tem experiência na área siderúrgica e especializou-se em gestão de empresas, controladoria, governança corporativa, finanças, controle fiscal, planejamento tributário, tecnologia da informação, negociação, liderança e formação de equipes. Com mais de 20 anos de trabalho, o novo presidente da CSP já atuou na área de finanças & controladoria da Vale, da Embraer, da CPFL, da Latasa e em consultorias empresariais. Nos últimos quatro anos, Marcelo Botelho atuou como presidente & CEO da California Steel Industries (CSI), nos Estados Unidos. "Apesar de jovem, a trajetória da CSP tem se mostrado um caso real de sucesso. Após um rápido processo de implantação, um exitoso início de operação e a permanente busca por soluções no mercado mundial têm a convicção de um futuro promissor para a CSP, onde geraremos fluxo de caixa para quitar nossas obrigações e para remunerar nossos acionistas” diz Botelho. 

O executivo diz que a segurança das pessoas continuará a ser prioridade 1 na CSP. Segundo Botelho, os princípios que nortearão todos os atos da de sua gestão serão a ética, a transparência, a objetividade, a governança, o alinhamento de visão e o trabalho em equipe, além da preservação do meio ambiente e atenção às comunidades. 

Cláudio Bastos assumiu a CSP em fevereiro de 2018 e ajudou a estruturar as operações financeiras da empresa, realizando a renegociação da dívida de implantação da siderúrgica. Bastos também ajudou no desenvolvimento da cultura corporativa interna, valorizando os empregados e suas realizações, além de implantar o Planejamento Estratégico da CSP e consolidar a segurança como o principal valor, deixando a empresa entre os melhores índices de segurança do mercado siderúrgico. No combate à COVID-19, bastos implantou mais de 40 ações internas e externas para que o cuidado com a vida das pessoas estivesse em primeiro lugar. "Sou muito grato pela oportunidade de conduzir este que é o mais importante empreendimento do Ceará, contando com a inteligência, resiliência e sagacidade do cearense e de pessoas dos vários lugares do Brasil e do mundo, com várias experiências e conhecimentos diferentes. Estou satisfeito com o que conquistamos juntos até agora. Desejo, sinceramente, sucesso ao Marcelo Botelho. Estou feliz com o convite da Vale para um novo e também importante desafio na minha vida", pontua Cláudio.