ANGLO AMERICAN

Mapeado sistema hidrogeológico em GO

13/07/2016

 

Segundo conclusão de estudo sobre sistemahidrogeológico e hidrológico da região de Catalão e Ouvidor (GO), as atividades de mineração nessas cidades não causam redução na disponibilidade hídrica local. O monitoramento de diversos pontos nas áreas de mina e no entorno, assim como o acompanhamento do nível de chuvas e dados geológicos da região levaram a este resultado.

“Além de gerir o recurso hídrico de forma consciente dentro de nossas operações, a Anglo American também se preocupa com as comunidades do entorno. Por isso, investimos nesse estudo nas comunidades, uma vez que temas relacionados à gestão da água demandam a nossa constante atenção”, explicou a Gerente deSegurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional do negócio Nióbio da Anglo American, Valmira Oliveira. A Anglo detém operações de nióbio e fosfatos nas cidades goianas.

A análise foi conduzida pela consultoria especializada MDGEO, empresa de referência na execução de serviços de hidrogeologia aplicados à mineração. Foi realizada uma série de estudos na região da Mina Boa Vista (de Nióbio) e também da mineração de fosfatos (DOMO 1), investigando diversos pontos d’água, para avaliar a disponibilidade hídrica superficial e subterrânea. “Solicitamos proativamente à MGDEO para realizar o estudo e entender o modelo hidrogeológico regional de Catalão e Ouvidor. A partir dos monitoramentos realizados durante a pesquisa, foi possível constatar que a menor disponibilidade de água na região está relacionada à falta de chuvas e não às nossas operações. O período de estiagem contribui para a redução do armazenamento de água e, em consequência, do abastecimento para a população”, explicou o gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional do negócio Fosfatos da Anglo American, José Evandro Zamonaro.