YARA

Lucro líquido cai no trimestre

25/10/2017

 

A Yara International ASA registrou lucro líquido de 709 milhões de coroas norueguesas (NOK) no terceiro trimestre de 2017, com 2,60 NOK por ação. O resultado é abaixo na comparação com o mesmo trimestre do último ano, quando a companhia obteve lucro líquido de 821 milhões de coroas norueguesas, com 3 NOK por ação. 
 
O Ebitda atingiu 2,728 milhões de coroas norueguesas no trimestre, queda de 8% na comparação com o mesmo período de 2016. O resultado é explicado pelos altos custos com energia e um dolar enfraquecido. "A Yara relata um desempenho de produção forte para o trimestre, com vários recordes e a entrega do programa de Melhoria da companhia ocorrendo antes do previsto no cronograma”, disse Svein Tore Holsether, presidente e diretor executivo da Yara. O executivo afirma ainda que os resultados do terceiro trimestre foram prejudicados pelas menores margens de fertilizantes, mesmo com a recuperação dos preços no final do trimestre. 
 
As entregas de fertilizantes totais foram 6% superiores às do terceiro trimestre de 2016, impulsionadas por maiores entregas de ureia na América do Norte e crescimento contínuo no Brasil. As entregas industriais foram 6% superiores ao ano anterior. O sistema de produção da Yara teve um bom desempenho durante o trimestre, com a produção de amônia e fertilizantes crescendo 7% e 8%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2016. Os preços médios de nitrato realizados pela Yara aumentaram 10%, enquanto os preços de NPK e ureia foram respectivamente 3% e 2% superiores ao ano anterior.
 
O Programa de Melhoria Yara está no caminho certo para alcançar pelo menos US$ 500 milhões de melhoria anual do Ebitda até 2020, dos quais US$ 210 milhões já foram realizados até o terceiro trimestre de 2017.