VOTORANTIM CIMENTOS

Lançado novo desafio para startups

25/07/2019

 

A Votorantim Cimentos está lançando um novo desafio em sua plataforma de inovação aberta, denominada VC Connect. O desafio busca startups que trabalhem com soluções para o desenvolvimento de um simulador de processos para mineração e britagem de agregados, em que serão avaliados principalmente os seguintes requisitos: Sistema leve com baixo custo de implementação em relação a soluções já disponíveis no mercado; Solução on premise com armazenamento local de dados; o software deve ser flexível para aplicação em múltiplas fábricas e possibilitar integração com os sistemas SAP e sistema  de controle local; Apresentar interação amigável com o usuário, fácil manipulação e visualização remota de painel de métricas (dashboard); Permitir alimentação de dados manual e/ou automática e gerar cenários que suportem decisões do negócio. 

Uma vez obtido sucesso do projeto piloto, a expectativa da empresa é aplicar a solução em quatro fábricas no Brasil, localizadas em Araçariguama (SP), Santa Isabel (SP), Itapecerica da Serra (SP) e Campo Grande (MS). Juntas, essas operações somam 3,5 milhões de capacidade de produção por ano. 

Os interessados em participar podem enviar suas propostas pelo site do VC Connect até 23 de agosto. A Votorantim Cimentos selecionará os melhores projetos, que passarão por uma imersão no ambiente da empresa e, posteriormente, por provas de conceito da solução apresentada. 

 O propósito da plataforma VC Connect é conectar os desafios da empresa com as soluções inovadoras presentes no ecossistema de startups, centros de pesquisas, entre outros. No primeiro ano da plataforma, 2017, o tema dos desafios foi focado na Indústria 4.0. Já em 2018, a proposta envolveu a concreteira Engemix com objetivo de desenvolver uma solução para medição do volume na entrega do produto para os clientes. Em 2019, os desafios já apresentados prospectaram soluções para as equipes de finanças e de recursos humanos.