PARÁ

José Fernando Gomes assume Sedeme

08/04/2021

 

José Fernando Gomes Junior deixou a presidência do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), após dez anos, para assumir a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (SEDEME), atendendo a um convite do Governador Helder Barbalho (MDB). 

Fernando abdicou também do cargo de Gerente de Relações Institucionais do Corredor Norte da Vale. O executivo estava no comando do Simineral desde 2011 e foi o representante principal da mineração paraense na última década. Ele desenvolveu projetos no Simineral, como o Concurso de Redação para estudantes da rede pública estadual; a visita de crianças do ensino infantil à Casa da Mineração, em Belém; o Prêmio Simineral de Comunicação; o Anuário Mineral do Pará; e, mais recentemente, o Simineral ON, com o objetivo de aproximar os mais diversos setores da sociedade ao mundo e à cultura mineral. 

José Fernando disse que o Simineral funcionou, nos últimos 14 anos, desde a gestão do Presidente Eugenio Victorasso, como um espaço de reflexão e articulação para o crescimento do segmento da mineração. “O Sindicato é e continuará a ser um legítimo canal de interlocução junto ao Estado e à Sociedade Civil, na busca de uma política de desenvolvimento setorial, segurança jurídica, investimentos em infraestrutura, eficiência no licenciamento ambiental, disseminação de cultura mineral, entre outros desafios”, diz. Ele cita ainda que o Simineral lhe trouxe aprendizados que levará para a nova etapa, na SEDEME. “É muito gratificante ver a história de pessoas que cruzaram o nosso caminho e mudaram sua vida para melhor. Não há legado maior que este”, conta. O próximo Presidente do Simineral será conhecido no dia 15 de abril, no lançamento da próxima edição do Simineral ON.