Segundo o estudo “Análise das Intenções Estratégicas dos Players do Segmento de Fertilizantes - 2010 – 2020”, desenvolvido pela Nous SenseMaking consultoria especializada em Data Science, inteligência e estratégia de mercado, os investimentos no setor de fertilizantes somaram R$ 11,71 bilhões no período 2010/2020. Os aportes foram aplicados principalmente no aumento da capacidade produtiva e instalação de novas fábricas.
Neste período de dez anos, 55% dos players do segmento escolheram investir em aquisições para a entrada em novos mercados ou para a expansão da atuação no ambiente de negócios brasileiro. Nesta última década, o estudo aponta ainda que houve um crescente processo de movimentações e investimentos, caracterizados também pela fragmentação do domínio dos grupos locais e regionais.
As aquisições e parcerias tiveram atenção especial das companhias interessadas em controlar ou acessar o segmento da distribuição, um dos segmentos mais cobiçados pelas corporações que disputam o segmento. O objetivo comum envolve tanto a ampliação de mercado como também a diversificação. Mostrou-se evidente também o forte interesse de companhias estrangeiras em desenvolver iniciativas para monitorar o mercado brasileiro. De forma contundente destacaram-se nessa frente companhias chinesas, russas e indianas, como as marcas Acron, Uralkali, Uralchem, Dakang, Cofco, Indian Farmers Fertilizer e Sinopec, dentre outras.
“Aquisições, instalação de novas plantas produtivas e expansão de capacidade produtiva das plantas já instaladas foram as principais movimentações realizadas pelos players do segmento no período”, constata o estudo. E a penetração de mercado, ou seja, expansão de mercado a partir da cesta de produtos atuais para os mercados já atendidos, foi a principal estratégia de crescimento utilizada pelos players do segmento na última década.
Segundo o levantamento da Nous SenseMaking, São Paulo e Minas Gerais receberam R$ 16,33 bilhões em investimentos no segmento de fertilizantes na última década, dos quais R$ 8,74 bilhões investidos em estratégias de penetração de mercado apenas em 2016, ano que concentrou grandes volumes de recursos no âmbito das movimentações. A movimentação estratégica visando “penetração de mercado” representou 89% de todos os investimentos em todas as movimentações realizadas pelos players do segmento no País entre 2010/2020. Mosaic, MbAC Fertilizantes e Yara foram os principais players no período. “Foi possível identificar no processo de tratamento das informações, que fundamentaram a análise, diversas iniciativas de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação”, atesta o estudo.