28/04/2020
NEXA

Inovação para enfrentar a Covid-19

Por meio de sua iniciativa Mining Lab, a Nexa Resources, em parceria com o Instituto Votorantim e a Beneficência Portuguesa de São Paulo, vão desenvolver projetos para o enfrentamento à COVID-19. 

São dois desafios, sendo que o primeiro denominado "Inteligência de dados para a gestão pública no combate à COVID-19" visa desenvolver soluções que apoiem os pequenos munícipios a se prepararem para reduzir a propagação do vírus e enfrentarem a crise de maneira mais eficiente. Já o segundo, "Preservação dos Profissionais em Ambiente Hospitalar", tem como objetivo disponibilizar profissionais para atendimento à população, considerando que eles ficam diariamente expostos ao risco de contaminação e a cargas virais maiores e, dessa forma, a preservação de sua saúde e continuidade de atuação na linha de frente são essenciais no combate à COVID-19. 

"Neste momento em que estamos trabalhando para preservar vidas, a união de esforços com parceiros experientes em inovação nos motiva a desenvolver essa iniciativa, voltada para a melhoria do nosso sistema de saúde. Acreditamos que os diferenciais desse projeto são a relevância dos desafios lançados, a expertise da equipe envolvida para validação e a escala de soluções inovadoras", destaca Cloves Carvalho, Diretor-Presidente do Instituto Votorantim.  

A iniciativa Mining Lab Challenge COVID-19 será toda realizada de modo online. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 8 de maio pelo website: http://www.mininglab.com.br. As soluções propostas precisam ser escaláveis e ter aplicação imediata. A equipe do Mining Lab irá realizar dois webinars para esclarecimento de dúvidas, nos dias 5 e 6 de maio. A iniciativa conta com apoio da empresa de aceleração de negócios corporativos, Neo Ventures. 

Prorrogada quarentena no Peru 

A Nexa Resources anuncia que o governo peruano prorrogou o período de quarentena de 26 de abril para 10 de maio de 2020. A companhia informa que prepara suas minas no Peru para retornarem às operações logo que o prazo acabe. 

Enquanto isso, a Nexa adotou medidas para proteger os seus funcionários, contratados e comunidades locais. A fundição de Cajamarquilla continua a operar com um número reduzido de empregados.

A Nexa implementou procedimentos de segurança adicionais em todas as suas operações , o que inclui triagem na entrada das unidades, limpeza e desinfecção de ônibus, limpeza constante dos campos de mineração (engloba desinfecção na chegada e saída de cada trabalhador), campanhas de conscientização e treinamento sobre medidas de saúde e proteção contra a COVID-19, proibição de visitas externas, inspeções contínuas e desinfecção de áreas comuns. 

Além disso, a companhia adotou protocolos específicos nos locais em caso de possível contágio de um trabalhador, como assistência médica, veículos reservados exclusivamente para transferência, áreas de quarentena e salas isoladas.